quarta-feira, 29 de abril de 2009

Blogagem Coletiva - O Filme da Minha Vida - O FEITIÇO DE ÁQUILA


O Filme que marcou a minha adolescência inteira, foi sem dúvida nenhuma, LADYHAWKE - O Feitiço de Áquila. A história se passa na Idade Média, entre um casal de amantes que enfrenta um bispo poderoso. Esse Bispo de Áquila fica possuído pela raiva e ciúme, ao saber que sua amada, a bela Isabeau está apaixonada por Etienne Navarre, um cavaleiro. Então ele lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre tomará a forma de um lobo, para que dessa forma, o casal fique impedido de se entregar um ao outro. Seu único aliado nessa história, é Phillipe Gaston, o Rato, o único prisioneiro que escapou vivo das muralhas de Áquila. Também havia um frei que os ajudava, por estar arrependido, Imperius.

Uma cena do filme que jamais vou esquecer... Ao nascer do sol, única hora possível, do casal se ver, Etienne, transformado em lobo, cai em lago congelado, e Phillipe vai salvá-lo. Para isso ele, Etienne, o lobo; o arranha no peito provocando cortes profundos. E Isabeau quase se transformando em falcão, encontram-se no derradeiro segundo de suas tranformações... O olhar de amor do casal é muito profundo! Uma bela cena...

Há outra cena emocionante também ao nascer do sol... Isabeau para fugir de Phillipe, para não revelar seu segredo a ele, foge e cai no abismo... Phillipe fica desesperado, achando que a bela Isabeau morreu. Mas ao cair o sol está nascendo... Antes de atingir o chão, ela se transforma em falcão, dando um belo voo rasante e acaba passando por sobre a cabeça de Phillpe que pasmado, ante a transformação e a revelação do segredo, contempla atônito.

FICHA TÉCNICA:
TÍTULO ORIGINAL: Ladyhawke
GÊNERO: Aventura
TEMPO: 117 minutos
ANO DE LANÇAMENTO:1985 (EUA)
ESTÚDIO:20th Century Fox/ Warner Bros

ELENCO:
MATTHEW BRODERICK: Phillipe Gaston
RUTGER HAUER: Etienne Navarre
MICHELLE PFEIFFER: Isabeau
LEO MCKERN: Imperius
JOHN WOOD: Bispo de Áquila
ALFRED MOLINA: Cezar
GIANCARLO PRETE: Fornac
LORIS LODDI: Jehan
ALESSANDRO SERRA: Sr. Pitou
NICOLINA PAPETTI:Sra. Pitou
CHARLES BORROMEL: prisioneiro insano
KEN HUTCHINSON

terça-feira, 28 de abril de 2009

Hoje é um dia muito especial para mim! (28/04)


28/04/2009 - Um mês de relacionamento!!!
Para mim é uma vantagem muito grande, pois estava saindo de um relacionamento mal-sucedido, que me machucou muito. Descobri tarde demais que o rapaz, apesar de ser sincero, não foi capaz de me dizer que não me amava, apenas queria uma pessoa que o sustentasse a vida inteira. Ele queria uma vida de farra, bebedeira, uma boa vida enfim! Pois agora ele a terá, pois a minha paciência se esgotou! Tentei mudá-lo em 3 anos de relacionamento, mas foi tudo em vão! Não passou de ilusão! Enfim, coloquei uma pedra em cima do passado e comecei uma vida nova!
Conheci uma pessoa que me faz ver o mundo de um modo diferente, ele me faz pensar na vida. Não mergulhei nessa relação de uma vez só. Fui experimentando tudo devagar, pausadamente! Tudo começou mesmo há alguns anos atrás, mas confesso sinceramente que nem me lembrava dele... Foram apenas alguns beijos e amassos sem importância, pensava eu... nunca mais o verei...
Estava enganada! Quis Deus que nos víssemos novamente...2009...fevereiro, antes do Carnaval... um barzinho...um olhar... depois o silêncio...
Já no Carnaval, ficamos juntos, pra valer...uma noite apenas... mas foi intenso...
Depois, dia 13 - sexta-feira... Azar para uns, sorte para outros, no meu caso um dia de muita sorte...
Então dia 28/03...no mesmo barzinho... um encontro... um convite... um churrasco... era minha despedida... iria embora... mas...
Acabei ficando... e ficando... Acabei por ficar mesmo... E hoje, nesse dia 28/04, faz exatamente um mês que estamos juntos...
Se ele é a pessoa certa pra mim? Ainda não sei! Estamos ainda construindo uma relação, descobrimos pouco a pouco que temos muitas coisas em comum... muitos amigos... gostamos de pagode, de músicas românticas, gostamos de farra, mas não muitas... temos as nossas responsabilidades... as nossas vidas...
Mas o principal dentro de um relacionamento praticamente novo, isso temos de sobra:
GOSTAMOS UM DO OUTRO! Já até recebi uma declaração dele! Quer coisa mais romântica? Ainda não é propriamente um amor, mas já rola sim, um sentimento! Amor se constrói com o tempo! E isso temos de sobra!



segunda-feira, 27 de abril de 2009

Recados para Orkut

RecadosOnline - Novas mensagens de Dia da Empregada Doméstica


quinta-feira, 23 de abril de 2009

scraps para orkut

RecadosOnline - Veja como é fácil desejar um Bom-Dia. Clique aqui!


terça-feira, 21 de abril de 2009

Negro com loira - parte II


Cláudio estava possesso! Aquela loira ia ver só uma coisa!
_ Gata! Quem me "comeu" com os olhos foi você, desde que eu cheguei a esse bar! Pensa que eu também não notei seus olhos lascivos para cima de mim? Apenas quero ser gentil com você! E sim, você também me chamou a atenção, é bonita, "gostosa" e muito simpática! Mas daí a se fazer de difícil prá mim? "Qualé"? Você não é tão "boa" assim prá que todos os homens que ficam com você se sintam apaixonados não! Não acredito nisso! Desculpe mas você está blefando!
Soledad escutara o desabafo do negro... Ou melhor, bebera cada palavra... E quanto mais ele falava, mais ela se sentia excitada... Que homem era aquele, que mexia assim com ela? Nunca tivera um homem assim como ele! O que não daria para passar a noite com ele! Mas não podia demonstrar isso prá ele! Não agora que dera uma de durona! Ele não podia saber que ela, Soledad, estava de quatro por ele! Literalmente...
_ Negro gato! Por favor, não se ofenda! Não quis te ofender de maneira alguma! Apenas falei aquilo que estou cansada de ouvir ao final da noite e pela manhã: "Você é sensacional! Me dá seu telefone? Onde você mora? Quero ficar prá sempre com você! Estou apaixonado!" Sabe, cansei de ouvir essas cantadas baratas! Quero apenas curtir a vida, compromissos não me interessam! Sou livre e quero continuar assim! Quer me conhecer? Será um prazer! Não quer? Será dois!
_Muito prazer, eu me chamo Cláudio! E você?
_ O prazer é todo meu. Meu nome é Soledad! Quer se sentar aqui para a gente conversar e se conhecer melhor?
_ Não seria o cavalheiro quem deveria fazer este convite a dama? Será que você não está sendo "moderna" demais?
_ Negro gato, eu sou "moderna", como você mesmo diz. Gosto de tomar a iniciativa sempre. E respondendo a sua pergunta com outra pergunta: porque são sempre os homens é que devem tomar a iniciativa com as mulheres e não ao contrário?
_ Soledad, eu sou meio das "antigas". Gosto de chamar as mulheres para saírem comigo, gosto de chamá-las para se sentar ao meu lado. Sou como vocês mesmo chamariam de sistemático!
_ Pois comigo isso "não cola". Sou moderna mesmo, gosto de estar sempre a frente do meu tempo! Gosto de tomar a iniciativa frente a um homem. Nunca fui e nunca serei submissa ao homem! Não sou daquelas que o que um homem fala, a mulher abaixa a cabeça!
_ Nossa! Já vi a gente não combina muito! Mulheres muito modernas, são muito "avançadinhas". E já vi que você é uma delas, por isso os olhares lascivos para cima de mim, quando cheguei aqui no bar... Imagine o que deve ter pensado em fazer comigo quando me olhou...
_ Foi você quem se aproximou querendo me conhecer... Depois vem com esse "lero" todo! Eu não "corri" atrás de você! Olhei mesmo para você quando o vi na porta, mas fui correspondida por você, que me olhou do mesmo modo! Lascivo! Ou muito me engano, ou deseja a mesma coisa que eu: uma aventura apenas! Tenho quase que absoluta certeza, que veio até aqui, apenas para isso! Deve ter uma mulher ou uma namorada te esperando em casa!
_ Que mulher de língua afiada! Sabe? Acho que tenho que me ratificar com você, quando disse que não combinamos muito! Gosto de mulheres que sabem o que querem, uma mulher decidida! Você é assim também na cama? Eu gostaria de ficar contigo essa noite!
_ Ah! resolveu admitir que está mesmo a fim de mim! Que bom! Mas olha, quem está apressado agora é você! Primeiro quero conhecê-lo melhor!
_ Prá que? Não vai ser apenas mais uma aventura para você? Prá que me conhecer melhor? Vamos logo pro motel! Você é muito "gostosa"!
_ Epa! Não seja vulgar! Não sou uma piranha qualquer que você tenha conhecido aqui não! Eu sou cliente aqui há muitos anos, apenas não apareço muito no bar. Quando venho, sempre estou acompanhada de amigos e amigas. Hoje porém, estava me sentindo muito sozinha e decidi vir aqui. O Serginho, barman, me conhece de longas datas! Pergunte a ele, sobre a minha pessoa! Talvez depois que ele fale para você quem sou, possa me pedir desculpas pelo que acabou de falar para mim!
E dizendo isso, Soledad se levantou para ir ao banheiro. Passou antes pelo balcão e chamou o barman:
_ Serginho, aquele senhor ali acaba de me ofender... Diga a ele para se retirar da minha mesa, pois quando voltar, não quero mais vê-lo ali!
_ Mas o papo parecia tão animado! Pensei que você ia ter mais uma aventura essa noite! O que deu em você? E porque está sozinha hoje? Eu notei uma certa tristeza em ti hoje. O que está acontecendo? Posso ajudar em alguma coisa?
_ Ah, Serginho! Estava me sentindo muito solitária em casa e resolvi sair prá espairecer um pouco! Aí me deu a ideia de vir até aqui... uma bebida... alguém interessante... quem sabe? Mas aquele sujeitinho ali, me tirou do sério! Me confundindo com uma piranha qualquer... dessas muitas que frequentam aqui... Por favor, peça a ele que se retire da minha mesa e leve outra taça de vinho branco para mim! E uma porção de frios com bastante presunto, palmito, salaminho e queijo provolone por favor, do jeito que você sabe que eu gosto! Regue com bastante azeite! Obrigado!
_ Vou fazer o que me pediu Soledad! Vou pedir ao Ivan que fale com o sujeito. Mas se ele insistir em ficar o que eu faço? Não posso mandar o homem embora do bar, ele nem me pagou a tequila!
_ Se for isso, debite a tequila na minha conta! Mas por favor, retire o sujeito da minha mesa! Vou ao banheiro, retocar o meu batom!
Soledad estava com muita raiva! Apostara todas as suas fichas naquele belo espécime e perdera vergonhosamente! Ele a confundira com uma reles prostituta! Que raiva!!!
Cláudio, assim que Soledad se levantara, tentara em vão argumentar, pedir desculpas, já que ele vira que fora longe demais... Mas ela não lhe dera a mínima atenção! Será que ela ia voltar? Iria querer falar com ele novamente? Ele levantou-se da mesa e se dirigiu ao balcão, disposto a perguntar mesmo ao barman, quem seria aquela misteriosa mulher! Ele nunca a vira por ali. E era um freguês habitual dali.
Serginho já ia avisar Ivan para ir falar com o sujeito da mesa da patroa, quando o viu se aproximar do balcão.
"Que bom! Poupou o Ivan de um constrangimento maior". mas ia avisá-lo de que ela, Soledad, não o queria mais na mesa.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

PARABÉNS MENGÃO!!! CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2009!!!

LÉO MOURA COM A TAÇA RIO NA MÃO
FLAMENGO 1X0 BOTAFOGO!!!
CAMPEÃO DO RETURNO


TROFÉUS TAÇA RIO E CAMPEONATO CARIOCA 2009


MAIOR TORCIDA DO PLANETA!!!
MARAVILHOSA!!!

sábado, 18 de abril de 2009

Blogagem Coletiva - Quem foi seu Monteiro Lobato?


Meu Monteiro Lobato, foi meu pai... Ele me ensinou a amar a leitura! Ele me mostrou a coleção: Reinações de Narizinho, O Poço do Visconde, A Chave do Tamanho, Memórias da Emília, Histórias de Tia Nástácia... Li uma, duas, três... inúmeras vezes!!! Mas o meu livro favorito mesmo era as Memórias da Emília... especialmente a história do anjinho da asinha quebrada que caiu no Sítio do Picapau Amarelo, a minha preferida!!!
Devo esse meu amor aos livros ao meu querido pai que infelizmente já não está entre a gente mais. Desencarnou há 19 anos! Mas muita coisa boa dele ficou... e é isso gente... Meu Monteiro Lobato foi o meu pai...

Negro com Loira - Parte I


Soledad estava confortavelmente sentada naquela mesa do bar, quando um negro lindo surgiu na porta bloqueando a passagem de luz.
_ Nossa! que belo espécime! Será que dá um belo caldo? Não seria ruim hoje passar a noite bem acompanhada!
Ela bebericou seu copo de bebida e continuou a olhar o homem negro. Este, sentindo-se analisado pela loira que estava sentada na mesa, defronte a porta, resolveu entrar e pedir uma bebida, já que a garganta estava seca. Cláudio, era o seu nome. Ele era um ajudante de pedreiro, mas que gostava de se vestir bem.
Solteiro, naquela noite, queria se divertir um pouco, pois brigara com a namorada e queria uma "mulher diferente" para variar um pouco. Aquela loira viera a calhar! Já notara os olhares lascivos que ela lhe lançara, quando surgira na porta do bar...
Soledad, por sua vez, notara que o homem negro, não era imune aos seus olhares. Ele também a olhara desafiadoramente, como se também quisesse o mesmo que ela queria, uma aventura apenas.
Cláudio entrou no bar e se dirigiu ao balcão. Pediu ao "barman" um copo de tequila, queria algo forte para começar... Depois pensaria em algo mais gelado para saciar-lhe a sede.
_ Com ou sem gelo senhor? - perguntou o barman.
_ Sem gelo por favor, e duplo!
Quando o barman trouxe a tequila, Cláudio pegou o copo e o levou a boca, engolindo a bebida rascante de uma só vez! A tequila desceu queimando-lhe a garganta e dando-lhe um ânimo novo. Um calor infernal espalhou-se por seu corpo, deixando a sua testa com pequenas gotas de suor.
Soledad de sua mesa, que não distava muito do balcão, notara quando Cláudio se dirigira ao barman e escutara-o pedir a tequila. Ela pensara:
_ Uma tequila? Gosto de homem decididos assim!
Ela notara também o efeito da tequila em Cláudio! Que lindas gotas de suor! Se ela pudesse passar as mãos naquela testa e enxugá-las! o que não daria por isso!
Cláudio sentia ainda os efeitos da tequila, quando decidiu se aproximar da mesa onde Soledad estava. Enfiara as mãos nos bolsos da calça e aproximava-se lentamente da mesa.
Soledad notara a aproximação do negro. Estava eufórica, mas tentava se acalmar para não dar na vista. Queria passar uma imagem de quem não percebera a sua aproximação.
_ Olá gata! Posso ter a honra de conhecer você?
_Olá negro gato! Por que quer ter essa honra? Estive observando você de longe! Gostei quando pediu Tequila! Gosto de ver homens assim como você, pedirem uma bebida bastante forte para tentar impressionar uma mulher!
Cláudio ficou momentâneamente desconcertado! Aquela mulher notara o seu jogo! Queria mesmo impressioná-la! Por isso pedira a Tequila! Mas achou que ela não ia notar isso!
_ Então? Não vai me dizer por que quer me conhecer? Será porque me achou bonita ou porque quer me azarar hoje? Está a fim de uma aventura perigosa comigo? Cuidado! Tenho o dom de fazer os homens se apaixonarem por mim, com apenas uma noite ao meu lado!
Quem seria aquela misteriosa mulher? - pensava Cláudio! Lançara a ele olhares lascivos quando chegara a porta do bar sem contudo se vulgarizar, como muitas mulheres que iam ter ali. Descobrira seu jogo de sedução logo na primeira investida. E agora perguntava para ele o porquê de sua investida? E ainda tinha a audácia de dizer a ele que a maioria dos homens que ficava com ela por uma noite apenas, saíam apaixonados do encontro? Agora que queria mesmo conhecê-la! Iria tirar de seu rosto aquele ar de impáfia! Ela iria ver só... Iria ficar com ela e mostrar que não era como todos os homens! Iria sair inteiro daquele encontro, sem se apaixonar por ela!

Continua...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

BLOGAGEM COLETIVA - O Filme da Minha Vida

Nos dias 29 e 30 de abril,
vários blogueiros farão uma postagem sobre o
melhor filme de suas vidas, em mais uma
blogagem coletiva!!!
Cliquem no link e participem:
http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2009/03/blogagem-coletiva-o-filme-da-minha-vida.html
até 27 de abril;

A) Levem um dos selos da coletiva;

B) Faça um post sobre o evento em seu blog,
contendo este passo-a-passo e divulgue o selo;

C) Prepare na data marcada - 29 e 30 de abril -
um post falando sobre o filme, sobre a experiência de
assisti-lo, pontos interessantes e o que mais quiser falar sobre ele;
Afinal, é o seu filme preferido e é você quem manda!!!

LANÇAMENTO DO LIVRO "SEMPRE VIÇOSA" DE JOSÉ DIONÍSIO LADEIRA

4º livro de José Dionísio Ladeira lançado em
04/04/2009 - Câmara Municipal de Viçosa


Autor do livro em manhã de autógrafos



Tonymello, Neta e Filha - Anastázia, de
José Dionísio Ladeira



Eu -Milene e meu estimado ex-professor
de Faculdade José Dionísio Ladeira



Dionísio, Tonymello e Eu,
em manhã de autógrafos
04/04/2009




Pedidos dos livros: E-mail:josedionisio@acessa.com
















UMA PIADA DO VICO


Zé tinha viajado para longes terras e Maria não resistiu às cantadas do Benedito, ecurinho efetivamente bom de bico.
E Maria agora prenha e prenhe de preocupações:
_ Como vou explicar pro Zé, se nascer uma criança da cor negra?
Deu tratos a bola...
Um mês depois estava dizendo pro Zé:
_ Tou esperando mais um neném e tou com desejo...
_ Muié, deixa de bestera...
_ Tou sim Zé. Com desejo de comê carne de urubu.
_ Credo em cruz, Maria!
_ Urubu, sim Zé. É desejo...
O certo é que Zé embrulhou, embrulhou e não levou o urubu para a mulher.
Oito mês depois nasce o bebê.
Bebê de Benedito.
Pretinho da Silva.
Maria ainda incriminou o coitado do Zé:
_ Tá vendo?! Tive vontade de comer carne de urubu...
E Zé ficou com remorso: " Devia ter levado o raio do urubu prá muié comê!"
E olhando de má vontade para o bebê. Na verdade, bebê de Benedito: "Agora fica esse tiziu aí..."
Foi-se lamentar com a velha mãe:
_ Mãe, eu não acreditava nesse negócio de desejo...
E repete tudo:
_ Maria tava grávida, desejou comer carne de urubu, insistiu, insistiu e eu fui enrolano, enrolano...
E com a tez do bendito na cabeça:
_ Agora o menino nasceu com a tez de urubu!
A experiente mãe fala comovida e comovedora:
_ Meu filho, quando eu estava grávida de você, também tive desejos. Queria comer carne de boi...
_ Mas carne de boi é fácil...
_ Fácil nada meu filho. Seu pai não tinha dinheiro...
_ Coitada. E a Senhora com o desejo?...
_ Eu ali com o desejo de comer carne de boi...
_ Mas não teve problema , mãe?
_ Teve problema sim meu filho!
E agora esclarecedora:
_ É por isso que você nasceu chifrudo...


(Texto transcrito do livro "Sempre Viçosa" - José Dionísio Ladeira)

Pedidos: E-mail: josedionisio@acessa.com

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O PRAZER DO CHOCOLATE...


Que sensação boa essa de comer chocolate, gente!!! Eu, particularmente, amo!!! Eu a comparo como aquela sensação que você tem quando está tendo um belo orgasmo... Maravilhosa! E além do mais, o chocolate é aquela iguaria, não um doce qualquer, mas uma iguaria - comida dos Deuses . E o que é melhor ainda faz bem pra saúde, pois contém
flavonóides - compostos químicos encontrados naturalmente em frutas, vegetais, raízes, vinhos, sementes, chás e raízes.
A gordura dos chocolates também é benéfica, desde que consumida em pequena quantidade. E o melhor chocolate para ser consumido sem dúvida alguma, é o MEIO-AMARGO, ou ainda o AMARGO. Pois a quantidade de cacau presente na iguaria é bem alta e engorda bem menos, pois tem menor teor de açúcar!
Eu particularmente adoro chocolate meio-amargo! Ele possui o verdadeiro sabor do cacau, seu cheiro característico é bem pronunciado e gosto que deixa na boca é divino...
Quando estou na fase da TPM, o meu consumo de chocolate meio-amargo aumenta muito, mas não chego a exagerar muito... Na Páscoa por exemplo, não comi muito chocolate, porque quando fui comprar meu ovo, de chocolate meio-amargo, havia acabado e fiquei privada da minha delícia!
E uma coisa muito interessante sobre o Cacau: o chocolate propriamente dito é extraído da semente do cacau e não de sua polpa branca. A semente é torrada e moída e a ela são acrescentados o açúcar e os demais ingredientes!
A história do chocolate é antiga gente!!! Alguns historiadores acreditam que sua origem remonta das Antigas Civilizações Astecas e Maias, na América Central! Isso significa que o chocolate nasceu no México e seu consumo foi difundido através das várias civilizações, chamadas pré-colombianas - antes da chegada de Cristóvão Colombo.
Sabe aquelas moedinhas de chocolate que vêm embrulhadas em papel dourado? Para os Astecas, as sementes de cacau eram tão valiosas, que eram usadas como moeda! Por exemplo: um bonito coelho, podia ser comprado por apenas 4 sementinhas!
E porque o cacau era tão importante? Porque com eles se fazia o chocolate! Ou melhor o Tchocolatl, que o primeiro nome dessa fina iguaria dos Deuses! E ela não vinha em forma de bombons ou barras não! Era bebida!
Era amarga e gordurosa, e "temperada" com Chilli, uma pimenta comprida, bem comum na região do México.
Depois de um pouquinho da história dessa iguaria maravilhosa, lanço um desafio para vocês... Quero que quando forem comentar esse texto, digam qual é a sensação que vocês experimentam ao comer, degustar um bom chocolate! A minha vocês já sabem porque eu disse no começo desse texto! Agora é com vocês!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Viçosa MG - lugar onde moro...

Universidade Federal de Viçosa

Santuário de Santa Rita de Cássia

Artur Bernardes - ilustre cidadão viçosense

Museu Artur Bernardes - Praça Silviano Brandão

Av. Santa Rita - Ipês Amarelos


Estação Cultural Hervê Cordovil e Biblioteca Municipal

segunda-feira, 13 de abril de 2009

VESTIBULAR UNIFICADO TEM APROVAÇÃO DE REITORES

Segundo o Ministro da Educação - Fernando Haddad, os reitores das 55 universidades federais brasileiras manisfestaram apoio à iniciativa do MEC de substituir o atual vestibular por uma nova versão de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles se reuniram na última segunda-feira (6) na sede da Associação Nacional dos Direigentes dasInstituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília.
Na reunião ficou acertado que um comitê gestor, formado por reitores e secretáros estaduais de Educação de cada região do país, acompanhará a elaboração da nova prova e o impacto no ensino médio público. "Como a idéia é reestruturar o currículo do Ensino Médio, valendo-se do processo seletivo, o comitê será criado para que o modelo da primeira prova possa ser aperfeiçoado com o tempo", explicou o Ministro.
Outros temas abordados no encontro forma a mobilidade dos estudantes e seu impacto no desenvolvimento regional - já que farão um único teste para concorrer a qualquer curso de qualquer instituição que aderir ao modelo - e a questão das peculiaridades de cada seleção em relação às cotas ou avalições seriadas. Para Fernando Haddad, não há impedimento para que as universidades que apliquem políticas afirmativas ou a avaliação seriada mantenham os modelos.
Quanto a questão levantada por alguns reitores sobre os processos seletivos que hoje são feitos em duas fases, o Ministro da Educação explicou que se a universidade se valer apenasdo Enem como processo seletivo a mudança no vestibular poderá ocorrer ainda esse ano. Para os que querem implementar a segunda fase - a ser elaborada pela própria instituição - provavelmente só no ano que vem.

(Reportagem extraída do Jornal Tribuna Livre - Viçosa MG, 09/04/2009)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

PÉROLAS DO ENEM

O tema da redação do Enem 2008 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano,
não faltaram preciosidades. Lá vão:

1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."

2) "A amazônia é explorada de forma piedosa."

3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta."
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."

5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."

6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."

7) "Espero que o desmatamento seja instinto."

8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais
que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."

9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."

10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis."

11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas."

12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."

13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."

14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica."

15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."

16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias."

17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela

18) "Paremos e reflitemos."

19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas."

20) "Retirada claudestina de árvores."

21) "Temos que criar leis legais contra isso."

22) "A camada de ozonel."

23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor."

24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração."

25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável."

26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação."

27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises."

28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes."

29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório."

30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando."

31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos."

32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem."

33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis."

34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia."

35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?"

E ainda querem colocar o ENEM como referência para uma prova de Vestibular?
Com 200 questões e mais uma redação?
Primeiro terão que ensinar aos jovens como redigir uma redação com coesão e coerência, depois a não falar tanta besteira em um texto só...
Em seguida, ensinar a eles como se manterem bem informados a respeito do conteúdo da redação, acho esse um tópico fundamental...
Não adianta o jovem estudar matérias e mais matérias de cunho básico se não possui uma boa bagagem cultural, pois é dali que ele vai tirar as principais ideias para redigir a redação.
Incentivo a leitura também é um bom começo... nada de livros maçantes, mas livros apropriados para a idade deles, que despertem interesses coletivos.
Mas não acho que a unificação do vestibular seja uma boa saída, não agora, primeiro é preciso investir em nossos jovens, na sua cultura, depois resolver a questão tão polêmica do vestibular...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...