É uma das crônicas mais famosas de Fernando Sabino e uma das mais hilárias. Fala de um homem que tinha de pagar uma prestação da televisão e estava a zero, sem nenhum tostão em casa. O cobrador iria aparecer por lá naquele dia - época boa em que cobravam em casa, as prestações dos eletrodomésticos.
Ele queria tomar um banho - por isso se despira todo. Mas a mulher se trancara no banheiro. Então decidiu fazer um café para esperar e foi pegar o pão no corredor do apartamento.
Para sua infelicidade a porta do apartamento se fechou com estrondo, deixando-o em pêlo preso pelo lado de fora... Foi um "deus nos acuda", da primeira vez, ele se safou porque entrou no elevador. Mas da segunda não houve jeito pois a velha o pegou na porta de seu apartamento, quando este tentava entrar em casa "esmurrando" a campanhia.
" A velha, estarrecida, atirou os braços para cima e soltou um grito: _ Valha-me Deus! O padeiro está nú! E correu ao telefone para chamar a rádiopatrulha: _ Tem um homem pelado aqui na porta!"
Esta é a parte mais interessante do texto para mim!
Conclusão dessa embrulhada toda: quando a mulher dele abriu a porta do apartamento, ele se "embarafustou" porta adentro, vestiu-se rapidamente esquecido do banho e sentou-se ofegante na sala. Ao baterem novamente à porta, pensando ser a polícia que vinha lhe cobrar uma explicação pelo ocorrido, foi pressuroso abrir a porta: era o cobrador da televisão... Nada disso teria ocorrido se ele não tivesse saído nu para pegar o pão no corredor!
Esta crônica foi retirada do livro de mesmo nome, Editora do Autor, 1960. p.65
Resenha do texto "O homem nu de Fernando Sabino" para o LEITURA COLETIVA do Blog FIO DE ARIADNE.
Fonte: http://www.releituras.com/fsabino_homemnu.asp
8 comentários:
Legal! Já tinha visto esse texto do Sabino.
Eu tive vontade de participar da leitura coletiva, mas não tenho mais onde encaixar outra atividade, teria que deixar de fazer algo para poder participar e por enquanto não dá. Mas vou acompanhar através de vc!
Bjs!
Muito legal sua resenha,quem ler vai ter um aótima idéia do conto,que é mesmo excelente.Acho que a idéia que eu e Vanessa tivemos foi mesmo de fazer com que uma grande quantidade de gente leia grandes escritores.Obrigado e um abraço.
Adorei a resenha e como adoro este texto. Muito obrigada por participar.
Abraço!
Eu sempre me divirto com as crônicas do Fernando Sabino e essa é ótima! Valeu!! Boa semana! Beijus
Mylla,
esta crônica é ótima, tem todo o brilhantismo de Fernando Sabino. Gostei muito do teu post, também já postei o meu.
Abraços.
Muito legal o texto amiga.
Não participei.
Estou na casa de meus pais.
Por este motivo, não visitei vc. antes.
Estou usando o pC do meu sobrinho.
Mas logo nos veremos de novo.
Tem um carinho para vc. no Blog Uma Interação de Amigos.
Passe lá.
Sandra
Vim te ve amiga.
Fico feliz em saber que vc. também é 1000.
Estou dando um jeito de ir visitar todos. Mesmo nõa estando em casa.
Fique com Deus.
Sandra
Menina, obrigada pela visita, estava de férias e tô chegando aos pouquinhos.
Um beijao
Postar um comentário