sábado, 23 de maio de 2009

SANTA RITA DE CÁSSIA - 22 DE MAIO

AQUI EM VIÇOSA (MG) DIA 22 DE MAIO É FERIADO MUNICIPAL! É COMEMORADO O DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA! A CIDADE SE ENCHE DE FIÉIS PARA COMEMORAR O DIA DA SANTA! HÁ BARRAQUINHAS, LEILÕES NA PORTA DA IGREJA. SHOWS MUSICAIS.


O PONTO ALTO DA FESTA OCORRE NA MISSA CONCELEBRADA ÀS 10HS DA MANHÃ, COM A BÊNÇÃO DAS ROSAS. ESTANDO PRESENTE EM UMA DESSAS MISSAS, ESCUTEI UMA VEZ O EX-ARCEBISPO DE MARIANA DIZER:"O SANTUÁRIO ESTÁ PARECENDO UM MAR DE ROSAS"!
ÀS 17HS OCORRE A PROCISSÃO DAS ROSAS, QUE PERCORRE AS RUAS DA CIDADE, E ONDE A IMAGEM É RECEBIDA EM CLIMA DE FESTA!!!

AQUI VEMOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA, E AO SEU LADO, A ANTIGA IGREJA. HOJE, A ANTIGA IGREJA FOI DEMOLIDA E EM SEU LUGAR ESTÁ UM SALÃO QUE SERVE AOS PROPÓSITOS DA IGREJA.
SANTA RITA PERMANECE DO MESMO JEITO DO DIA EM QUE FOI SEPULTADA. SEU CORPO FOI COLOCADO EM UMA URNA DE CRISTAL TRANSPARENTE. ISSO PROVA A SUA SANTIDADE.

SANTA RITA DE CÁSSIA - Era analfabeta quando se casou, por imposição de seus pais, mesmo querendo ser religiosa. Viveu 18 anos com seu marido Paolo com quem teve gêmeos: dois meninos. Depois do casamento, seu marido se revelou mulherengo, bebedor e abusador. Mas Rita não se assustou com isso. Antes orou sempre para que ele se convertesse. Depois que Paolo se converteu, passou a viver em paz com Rita e os filhos. mas uma noite ele não voltou e pela manhã encontraram-no assassinado. Seus filhos, maiores, juraram vingança pela morte do pai. Rita suplicou aos filhos que não levassem a cabo esse intento. De nada adiantou, então ela rogou a Deus, que tirasse a vida de seus dois filhos, para que eles não cometessem tal injúria. Ela foi atendida. Deus deu-lhes uma enfermidade fatal. Até o final dessa enfermidade, Rita rogou aos filhos que perdoassem aos assassinos do pai e eles atenderam.
Entrou para a vida religiosa através de um milagre! E as Irmãs tiveram que a aceitar no Mosteiro. Quis sofrer junto com Jesus Cristo e Este lhe deu um estigma em sua testa que exalava um odor pútrido e ela viveu sempre isolada por isso. Morreu em 22 de Maio de 1457, aos 76 anos. Seu corpo permanece incorrupto e em uma urna de cristal transparente. Em Cássia. Leão XIII a canonizou em 1900.
Santa Rita de Cássia, tornou-se padroeira da cidade de Viçosa (MG) em 1833.

8 comentários:

Unknown disse...

Bela psotagem,com belas fotos.Gosto muito de Santa Rita,de sua história.Tenho um antiga biografia dela.Abração.

* Edméia * disse...

*Milene, sou devota dela há apenas UM ano !!!

Neste curto espaço de tempo, já recebi 03 graças

de "Santa Rita !!! "

*Gostei do post !!!

*Ótimo final de semana !

*Beijossssssssssssssss.

* Edméia * disse...

*Milene, votei no teu blog !!!

L&L-Arte de pensar e expressar disse...

GOSTEI DO SEU BLOG PARABENS QUANDO DER VISITE O MEU WWW.PALAVRASARTEBLABLABLA.BLOGSPOT.COM

Luma Rosa disse...

Mylla, Santa Rita teve uma história de vida sofredora e como comentei em outro blogue que também postou sobre o seu dia. Se não é para ser devota de Santa Rita, pelo menos ter admiração pela pessoa e sua história de vida.

passei para avisar que acrescentei seu link à lista de participantes da blogagem coletiva "Em defesa da infância" e quando puder, acesse a lista para saber o que outros blogueiros estão repercutindo. Posteriormente essa lista estará também disponivel também no blogue "Diga não a erotização infantil".

Boa semana! Beijus

Mylla Galvão disse...

Queria agradecer aos amigos pelos comentários...
Ao James e a Fada, qunado puderem procurem visitar Viçosa, especialmente em Maio, e mais especialmente ainda, no dia 22 de Maio. Gocês vão gostar imensamente!

À Luma, obrigado pela inclusão de meu blog!!!
Bjs a todos!!!

Sandra disse...

Mylla!
Muito linda ficou a sua postagem. Um dia pretendo ir conhecer. ano passado o pessoal que faz excursões me convidou para ir a BH. Infelizment não deu. Mas na próxima eu irei. Quanto a sua cidade, é muito bonita.
Quanto a vida a dois, são opções, não é mesmo?
As vezes não é fácil viver a dois. É muito complicado. Exige muitas renuncias por nossa parte. As vezes é melhor só.
Bjs.
Sandra

Anônimo disse...

fiquei emocionada com a imagem de santa rita na urna, sou apaixonada por ela !!!!!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...