Em recente artigo publicado pela revista Veja, Claudio Moura & Castro afirma que Jesus Cristo e Walt Disney foram os maiores contadores de histórias. Ele mesmo diz no artigo: "Tenho dois candidatos. Chamam-se Jesus Cristo e Walt Disney. Eles pareciam saber que educar é contar histórias."
Jesus Cristo arregimentava grandes platéias para seus ensinamentos. E a platéia permanecia atenta, parada, estática, como se absorvesse cada palavra que ele dizia.
Walt Disney criou o desenho animado, deu vida aos quadrinhos, e levou a milhões de lares o encanto de seus filmes.
Todos dois tinham uma narrativa tão impressionante, que é preciso aprender essas técnicas para usar isso em sala de aula.
Ficaram surpresos? Pois não deveriam! Se os professores utilizassem essa forma de narrativa para ensinar seus conteúdos em sala de aula, talvez seus alunos se interessassem mais.
Claudio cita em seu artigo, que "professores americanos de inglês se reuniram para carpir suas mágoas: apesar dos esplêndidos livros disponíveis, os alunos se recusavam a ler. Poucas semanas depois, foi lançado um dos volumes de Harry Potter, vendendo 9 milhões de exemplares. 24 horas após o lançamento!"
Porque será que as crianças americanas não queriam ler os "esplêndidos livros" americanos? Não seriam porque eram chatos, maçantes?
Em outro trecho do artigo ele torna a afirmar "É preciso aprender com Jesus, Esopo, Disney, Monteiro Lobato e J.K. Rowling. Eles é que sabem."
Se há uma fórmula correta de encantar platéias ao contar uma história, precisamos com urgência aprender como se faz isso! Porque o que se vê por aí, é um alto grau de evasão escolar e baixo rendimento.
As aulas se tornaram maçantes, chatas, e os professores meros reprodutores de conteúdos.
Tenho um exemplo claro em minha própria casa: "Meu filho deixou de estudar em escolas públicas e privadas porque não entendia nada daquilo que era explicado em sala de aula. E também porque as aulas eram terrivelmente chatas e tediosas."
É certo que quanto mais as aulas forem contextualizadas, mais práticas, mais interesse haverá por parte dos alunos. Estimulá-los a fazer seus próprios experimentos, a criar conteúdos interessantes, é uma forma de tornar o estudo menos maçante que ele é...
Outro exemplo claro e familiar: Minha irmã é professora de Ensino Infantil e Fundamental. Ela tem um "dom" (seria essa a palavra correta?) de encantar as crianças. Sabe contar histórias como ninguém... Eu vi ela reunir seus alunos a sua volta e eles ficarem como que hipnotizados pela sua "voz". Ela gesticulava, mudava o tom de voz nas falas da história... E as crianças ali, escutando caladas e "bebendo" cada palavra por ela! Parece-se com a figura que ilustra esse post!
Então professores vamos dar mais vida, mais cor, as aulas. Vamos criar histórias para expor de um jeito divertido os conteúdos! Só assim estimularemos os alunos a aprender cada vez mais!
Uma dica de filme, que aborda esse contexto: ESCRITORES DA LIBERDADE.
Boa Aula!!!
Fonte: claudio&moura&castro@cmcastro.com.br
www.veja.com.br
Fotos: Google
5 comentários:
" Era uma vez ... "
Não é mágico ? O simples som desta frase ?
É claro que sim. Chamem-lhes parábolas ou contos para adormecer.
É pura magia.
E neste assunto, todos podemos ser mágicos.
Oi linda! Obrigada pela visita. Amei o seu texto, posso publicar minha versão desta matéria? Eu cito vc!
Eu só aprendo assim, com estórias, inclusive no meu trabalho eu sempre conto para ilustrar um conceito. Concordo com o autor do artigo. Corajoso ele, não é?
Eu já peguei o selo ontem e publicarei na sucursal do Múltiplas, O Baú do Múltiplas, brevemente, para conhecer é só clicar na imagem de baú que tem lá no blog!
Bjão!
OI MINHA LINDA ASINO EM BAIXO DESSE POST QUE BOM SE TDASAS PROFESSORAS PENSASSEM ASSIM,É O SELO DO IDAIAS JA ESTOU ALEVAR BJS PRA VC!
MYLLA TEM VARIOS SELOS DO BLOG PRA VC PEGA LA ESTÃO TDS NA LATERAL BJS
texto lindo
o maravilhoso som dos contos
que nos transportam aonde quer que desejemos ir...
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