segunda-feira, 8 de junho de 2009

CYBERBULLYING - A PIOR PARTE DA INTERNET


Folheando a minha revista Veja dessa semana (10/06) um assunto me chamou a atenção - BULLYING - como sou professora, resolvi investigar mais um pouco a respeito no site da revista, pois essa reportagem só está disponível on line: www.veja.com.br/extras
A reportagem está bem estruturada, dá para se compreender perfeitamente o que é esse distúrbio (vamos chamá-lo assim). O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executados dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. As situações mais comuns de bullying são: colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar e quebrar pertences.
Ele ocorre em qualquer tipo de escola, seja ela primária ou secundária;pública ou privada; urbana ou rural. Nenhuma escola está restrita a esse distúrbio. Isso é um problema mundial.
Muitas escolas não sabem da ocorrência desse problema ou fingem não saber. Há aquelas que nem admitem a ocorrência do BULLYING entre seus alunos. O que é um erro! Grave! Porque a própria escola admitindo a ocorrência do distúrbio dentro das dependências escolares, fica mais fácil achar um meio de proibir tais atitudes por parte dos alunos.Tem que haver uma conscientização geral: professores, funcionários e os próprios alunos!
Agora ocorre uma nova modalidade de bullying:
CYBERBULLYING que vem a ser um tipo de agressão praticado por meio de artefatos tecnológicos, como blogs de Internet e mensagens de celular (SMS).
Uma pesquisa ocorrida no Estados Unidos obteve números impressionantes sobre o assunto: 20% dos estudantes do ensino fundamental são vítimas do Cyberbullying. Uma outra pesquisa na Inglaterra apontou que 25% das meninas inglesas também são aterrorizadas pelas agressões via celular, ou seja, o cyberbullying.


Vou citar aqui um exemplo de Cyberbullying: Frederico, de 12 anos, chegou a deixar 3 escolas por envolvimento em brigas. "Quando me xingavam, eu partia pra briga", lembra.
Ao lado de colegas, de um de seus colégios anteriores, participou de uma comunidade da rede social orkut, que é um exemplo claro de bullying virtual, ou seja CYBERBULLYING: "EU ODEIO A GISELA".
A página que chegou a reunir 120 participantes, propunha uma enquete em que os visitantes podiam escolher uma maneira de ofender Gisela. "Burra", "Escrota" e "Tonta" eram os adjetivos mais leves.
Transferido para o colégio Graphein, especializado em estudantes com dificuldades de adaptação, Frederico começou a deixar para trás as práticas. Mais calmo e sociável, é considerado um jovem em "reabilitação". Os nomes usados no exemplo da reportagem, são fictícios, para preservarem a identidades dos envolvidos.


Para terminar este assunto, gostaria que vocês assistissem um vídeo no link http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml
É aterrador escutar um jovem vítima desse distúrbio, o Bullying; mais ainda é escutá-lo dizer quase no final do vídeo: "Você tá lá na escola e não fazer amizade com ninguém? Poxa, é complicado".
Eu cheguei a ficar emocionada quando assisti ao vídeo. "E na minha época de escola, também era vítima de bullying. Meu apelido era Saracura. Odiava esse apelido. Quando os meninos gritavam o apelido, já partia pra briga, xingava,fica com muita raiva. Mas com o tempo, fui aprendendo a lidar com isso e comecei a ignorá-los. Quando viam que eu não ligava mais para o apelido, desistiram de me humilhar. Hoje, quando encontro com um desses amigos antigos, e eles mencionam o apelido, desconverso na hora.Vendo isso, eles deixam o assunto de lado".
Alguns famosos que também foram vítimas de bullying: Maílson da Nóbrega - apelido Mané Perua; Fernando Meligeni - apelido Móbile; Eduardo Paes - apelido Cabeça de ovo; Ana Hickmann - apelido Ana Banana.

Eis alguns sinais observados em vítimas de bullying:

* O estudante prefere ficar trancado no quarto a sair com os amigos;
* Ele raramente é convidado para uma festa da escola;
* Seu desempenho escola apresenta piora;
* Pede aos pais que o troquem de escola sem uma razão convincente;
* Antes de ir ao colégio, suam muito, sentem dor de barriga ou dor de cabeça;
* Ele manifesta desejo de mudar algo em sua aparência.
Esses sinais foram observados por Cleo Fante, autora do livro Fênomeno Bullying.


Fonte: http://www.bullying.com.br/BConceituação21.htm#OqueE

http://veja.abril.com.br/080206/p_098.html

http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml

FOTO: Google

3 comentários:

Sandra disse...

Oi amiga!
Como tudo está lindo por aqui.
Vamosa viajara para ortugal??
Te espero em blog coletivo.
Tem selo.
Bjs
Sandra

Sandra disse...

Esta questão do bulling eé muito séria. Eu mesmo já postei anteriorment o vídeo sobre o tema.
E na escola já conversei muito com os alunos. Pois tem brincadeiras muito estúpidas, sem graça, que acabam se machucando.
Volto mais tarde para ler, com calma.
Bjs.
sandra

Mylla Galvão disse...

Essa é mesmo uma questão muito séria amiga... Tão séria e ao mesmo tempo tão delicada... Só quem já passou por ela como eu, sabe o que é ser ignorada, humilhada e desprezada...por seus amigos de escola... aliás, amigos de escola... ficaram bem poucos... apenas colegas...
Bjo grande...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...