segunda-feira, 22 de junho de 2009

NOSSA AMIGA : A VACA

Na semana passada, folheando a revista Veja, da qual sou assinante, deparei com uma enorme foto de uma vaca, semelhante a essa que está aí em cima, para ilustrar o texto. E pasmem! achei muito interessante a reportagem!
A mais nova do ambientalistas de plantão é que a vaca é responsável por contribuir na degradação do meio ambiente e para o aquecimento global.
A revista cita na reportagem "Cientistas atribuem ao 1,4 milhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Acusa-se as chifrudas de beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura. A organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 1/3 das terras do planeta seja utilizado para a pecuária."
No entanto, isso tudo seria o que chamamos de "conversa para boi dormir". A vaca e o homem sempre caminharam, lado a lado...O crítico cultural Florian Werner, autor do livro A vaca - Vida, Obra e Influência, disse: "O ser humano e o gado bovino representam o caso mais perfeito de simbiose entre mamíferos."
Se essa hipótese ocorrer de fato - a vaca se tornar uma vilã - ocorrerá a sua extinção, pois sua domesticação ocorre desde os tempos do surgimento da humanidade.
José Fernando Garcia, veterinário da Universidade Estadual Paulista de Araçatuba, participou do sequenciamento do genoma da vaca, como coordenador a equipe científica brasileira, concluída em Abril do ano passado.
Esse trabalho não só é importante para a melhora da raça bovina como para outras utilidades além do pasto. A vaca tem 80% dos genes idênticos a raça humana e seu sistema imunológico é bem mais forte que o nosso!
Por isso, entender como ele funciona será o primeiro passo para descobrir a cura de muitas das doenças que nos afligem!
"Em 1796, um médico inglês Edward Jenner, inventou o processo de vacinação ao inocular em uma criança o vírus da versão bovina da varíola. A palavra vacina, por sinal, vem do latim vacca."
Voltando à importância da vaca, o gado bovino foi de vital importância para a evolução dos hominídeos pois a introdução de proteína animal em sua alimentação permitiu o crescimento do cérebro.
"Ou seja, se não fosse a dieta onívora, teríamos uma capacidade de raciocínio infinitamente menor.Seríamos um ruminante na acepção metafórica."
"A vaca foi o primeiro motor da história: atrelada a um eixo como rodas ou a um arado, sua força de trabalho deu ao homem tanto mobilidade como condições de abandonar a vida nômade."
A vaca é um animal útil ao homem tanto viva como morta. Poderia também ser chamada de sua melhor amiga. Quando viva, nos fornece leite, força animal para a agricultura. E quando morta podemos aproveitar 100% dela. Pele, carne, chifres, vísceras, etc.
Alguns exemplos: sapatos, bolsas, gelatinas, cerveja, xampu, anti-infamatório, vinho, cosméticos, adoçante, graxa para sapatos, tintas, etc.



Fonte: www.veja.com.br

Fotos: Google

3 comentários:

conduarte disse...

Pode parecer uma brincadeira o meu comentário, mas toda vez que alguém se refere a outro alguém tentanto ofender essa pessoa chamando-a de vaca, eu sempre dei muita risada e disse que ser vaca é uma honra! Pois dela, vem tudo de bom para nós humanos. O interessante é que não imaginamos que elas podem estar nas nossas vidas de maneira over! Contribuindo para o mal estar do planeta... Que coisa incrível!
Tudo está mudando de forma muito estranha e parece que em muitos segmentos vamos ter que regredir, repensar, retomar, para que as coisas não andem muito à frente de nós mesmos!
Um beijo, CON

Anônimo disse...

Ahhhhhh, sempre chamei minhas amigas queridas de vacas, vaquitas e outras variações... rsrsrs! Nem sabia que a vaca era o poder. KKK!
Beijão

Sandra disse...

Pois é eu também li a reportagem. Mas os governos deveriam é de se preocupar masi com a poluição do ambiente, vão se preocupar com os gases da vaca. NTanta coisa mais urgente e criticas estam acontecendo, e vão falzer da coitada, que só nos tem dado os beneficiois.
Valeu.
Sandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...