domingo, 15 de novembro de 2009

BELEZA DOS CABELOS???

Toda mulher gosta de ir ao cabeleireiro, certo? E quem falar que não gosta, está mentindo! Mas tem algumas que exageram... E aí ou colocam a culpa no cabeleireiro ou nunca assumem que foram elas próprias que erraram! O post hoje quer falar de como essas idas ao cabeleireiro, podem ajudar e também podem estragar os cabelos...
Algumas mulheres chegam aos consultórios dos dermatologistas reclamando de enfraquecimento e queda dos cabelos, sem contudo, explicarem aos médicos o porquê de tudo isso. Mas na maioria das vezes, a escova, o megahair e os apliques, para não falar da tintura, dos relaxamentos e até mesmo o secador tem alguma coisa a ver com isso. Vamos por partes distintas:
TRAÇÃO DA ESCOVA, APLIQUES E MEGAHAIR:
POR QUE DANIFICAM OS FIOS: a tração exagerada de penteados e uso constante de elásticos e presilhas comprometem a resistência do fio de cabelo. "Em casos extremos eles podem levar ao rompimento do músculo que sustenta o bulbo capilar (estrutura que abriga os fios), causando calvície irreversível." diz o tricologista Luciano Barsanti, diretor medico do Instituto do Cabelo.
COMO PROTEGÊ-LOS: evite prender o cabelo ou usar tranças com frequência. Prefira elásticos macios, feitos de silicone e presilhas de dentes largos. Nunca prenda o cabelo molhado - ele fica mais suscetível à quebra. Também não desembarace o cabelo quando ele estiver muito molhado. Ele fica muito frágil e propenso a quebra. Prefira pentes de osso e madeira e escova de cerdas naturais.
JÁ QUE NÃO DÁ PARA EVITAR... Os apliques devem ser usados só por algumas horas e retirados logo em seguida. O megahair é contraindicado em qualquer situação. O máximo recomendado para a escova é 1 vez por semana.

SECADORES E CHAPINHAS:
PORQUE DANIFICAM OS FIOS: O uso de fontes de calor como secador, chapinha e baby liss remove a camada de proteção natural do fio de cabelo, tornando-o suscetível a quebra. A ação do calor faz ainda a água evaporar. Ressecado, o fio torna-se poroso e sem brilho.
COMO PROTEGÊ-LOS: Nunca use secador, chapinha ou baby liss sem antes passar um produto termoativado como pomadas e leave-ins à base de silicone. Embora eles não excluam a possiblidade de danos, agem como uma luva térmica, minimizando o calor sobre o fio.
JÁ QUE NÃO DÁ PARA EVITAR... " A chapinha é a GRANDE VILÃ dos fios. Com temperaturas que atingem 220 graus, ela FRITA o cabelo", diz a cosmetóloga Sônia Corazza. Não deve ser usada mais que 1 vez por semana, assim como o calor do secador.

TRATAMENTOS QUÍMICOS (TINTURA, RELAXAMENTOS, ETC...):
POR QUE DANIFICAM OS FIOS: tinturas, descolorações e alisamentos comprometem a resistência, a maciez e o brilho dos fios. os processos de coloração são extremamente agressivos: quebram as pontes de cisteína, aminoácido que dá resistência ao fio. Já a descoloração extrai o pigmento do cabelo e retira a cutícula de proteção, o que o deixa mais frágil.
COMO PROTEGÊ-LOS: O primeiro passo é escolher bons produtos menos danosos, que não contenham formol nem derivados como ácido fórmico. Use finalizadores com queratina diariamente e máscaras capilares UMA VEZ POR SEMANA. Prefira produtos que contenham em sua fórmula aminoácidos que regenerem o fio, como cisteína e sericina. na hora do banho, lave o cabelo com água na temperatura ambiente. A água quente desidrata ainda mais o fio porque abre a cutícula e permite a perda de aminoácidos e proteínas.
JÁ QUE NÃO DÁ PARA EVITAR... Os dermatogistas recomendam tinturas, no máximo a cada 30 dias e descolorações, alizamentos e relaxamentos a cada 6 meses.

FONTE: Revista Veja, 4 de Novembro de 2009

8 comentários:

. disse...

Como chego ao barbeiro e falo corta somente...nao cabe para mim este post rs
mas vc caprichou...
Otimo final de domingo
Bjs

Pelos caminhos da vida. disse...

Só vou ao salão para pintar o cabelo,não gosto de usar chapinhas e tão pouco secador,acho que o uso quase que diário danifica os cabelos.

beijooo.

Nade T. disse...

Show de bola esse seu post, Mylla!
Sabe que nunca pintei meus cabelos e, muito menos, usei algum tipo de química neles...
Tenho um ciúme danado dos meus fios, gasto muito dindim com eles, com muita hidratação.
Mas muitas mulheres fazem estragos incalculáveis, permitindo que os cabelos nunca mais voltem ao normal...
Bjs e boa semana!

Sandra disse...

Como é bom cuidar de nós mesmo, não é amiga. Ficar bonita para nós mesmo, é maravilhoso. Gosto muito de ir ao cabelereiro. Mas agora de molho, só no Natal ou depois que estiver autorizada a andar de novo.
Gostei. sempre é bom termos novas dicas e principalmente cuidar de nós.
Um grande abraço.
Sandra

nd disse...

Oi,

Menina ! adorei essa aula sobre cabelos e seus tratamentos. Como eu sou daquelas que só vai ao cebelereiro qdo tem uma festa, portanto, demoro um pouco para colocar meus cabelos em risco.
Mas são dicas muito legais, gostei de vir aqui.

BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA PRÁ TI.

Raquel Machado disse...

Oi,
Adorei esse post otimas dicas essas vou lembrar da próxima vez que for tratar meu cabelo. Otima semana. http://kriativa.zip.net
Bjos

Carla Martins disse...

Eu nunca tingi o cabelo, mas faço luzes de 6 em 6 meses....to dentro do recomendado então, certo?

Não aliso, não estragho, não prendo molhado....mas também não faço mil máscaras nem nada....adoro meu cabelo, principalmente pq ele não requer mtos cuidados..ahuahau...acho que teria preguiça.

Raquel Machado disse...

ola tem selinho la no kriativa para voce hoje. http://kriativa.zip.net bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...