quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VOCÊ CONHECE SEUS SENTIMENTOS?

Na Veja dessa semana há uma reportagem especial sobre os sentimentos: amor, inveja, ciúmes... E gostaria de compartilhar com vocês:

"(...) O medo, a surpresa, a raiva, a alegria, a tristeza e o nojo são inatos, determinados biologicamente - e comuns até nos vertebrados mais simples. Nos peixes, anfíbios e répteis, as emoções se manifestam de forma involuntária, ativando as áreas mais primitivas do cérebro, como o tronco cerebral e o sistema límbico. Conforme aumenta o grau de evolução da espécie, as emoções tornam-se mais refinadas - o que exige a ativação de porções cerebrais maiores e mais desenvolvidas. No ser humano, as percepções e manifestações emocionais atingem o auge da complexidade e são processadas em todo cérebro, inclusive no córtex primitivo e no neocórtex, responsáveis pelas funções como linguagem e as tomadas de decisão. Nós somos os únicos capazes de sentir as chamadas emoções secundárias. Dezenas de substâncias químicas reagem entre si de modo que  sintamos compaixão, culpa, ciúmes, vergonha, desconfiança e... amor. Além de mais complexas fisiologicamente, as emoções humanas, há de lembrar, não seriam humanas não fossem moldadas também por influências sociais, culturais e morais.(...)" Então? Como vemos, até os sentimentos humanos são meio complicadinhos né? O que se dirá dos seres humanos?

Mas a pergunta que vai ficar aqui, será a do começo deste post: Você conhece seus sentimentos? Sabe o porquê de sua alegria, de sua tristeza, do seu ciúmes? Responde aí nos comentários...


6 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Alguns eu os conheço...

beijooo.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Há um bom tempo eu venho me questionando e perguntando: Quem sou??? Como estou???
O auto conhecimento gera paz e alegria.
Muto bom seu post.
Abraços fraternos

maria claudete disse...

Alguns eu conheço..E como...um determinante entretanto está diretamente ligado, sem sobras de dúvida às respostas quimicas que acontecem no nosso organismo, p.ex. na ausência da substância determinante do prazer , da alegria de viver...O caos e a tristeza se estabelecem em nós.O que está bem descrito na sua postagem . Muito bom o texto principalmente de leitura compreensivel para quem não é da área. Beijos no coração.
p.s. seria interessante sua opinião sobre drogas que podem induzir à mudança comportamental.

Sandra disse...

Amiga,
Fiquei super feliz com a suca presente no que elas estão lendo. Este livro vale a pena ler. É maravilhoso.
Bjs, amada.
Sandra

Sandra disse...

Repetindo tudo de novo. Não sei o que estazva pensando quando escrevi. Mas as vezes, acho que não sou eu srsrsrsrs.


Fiquei super feliz com a sua presença no que elas estão lendo. Este livro vale a pena ler. É maravilhoso.

Nascemos Para Ser Felizes.
Comprei assim somente pelo título. E valeu muito.. Vale a pena ler.
Um abração bem especial para ti...
Sandra

Cristina Caetano disse...

Conheço... sei até o que me faz perder a paciência. E por conta disso passei a meditar.

Mas tristeza não tem como driblar... ela vem sempre com motivo, mas depois passa, e se fosse o caso de não passar seria momento de procurar ajuda médica.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...