sábado, 27 de novembro de 2010

FIBROMIALGIA - O QUE É ISSO?

De tanto ouvir falar sobre a FIBROMIALGIA , resolvi pesquisar sobre ela... Vamos por partes...
FIBROMIALGIA: é uma condição dolorosa, generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque envolve uma série de sintomas: dor, fadiga, indisposição, disturbios do sono. 
Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associado a sensibilidade do indivíduo a um estímulo doloroso. Ela não acarreta deformidade física ou outra sequela, mas pode prejudicar a qualidade de vida e a qualidade profissional, motivos pelos quais o paciente tem que ser levado a sério em suas queixas.
Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles:  doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
Como não há um exame complementar que indique a doença, é a experiência clínica do profissional que vai avaliar o paciente com fibromialgia e indicar um tratamento adequado.

O que me levou a pesquisar sobre essa doença foi a amiga Márcia, do blog Porta Aberta e também a Lucy, do Blog Vida, pois eu vi escrito em seus posts sobre essa doença e também porque uma notícia pequenininha na Revista Saúde falava da doença:
"Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia do Trondheim, na Noruega, acompanharam 16 mil voluntárias por 11 anos. As que exercitavam quatro vezes por semana apresentavam um risco de 29% de desenvolver esse mal. Então... basta consultar um especialista, respeitando os limites impostos pela doença e PRATICAR UM ESPORTE!"
Então é isso, gente! Espero ter contribuído com aqueles que não sabiam que essa doença é tão dolorosa assim...
E para aqueles que sempre tinham curiosidade em saber!
Mais aqui   

Bom fim de semana!

Um comentário:

Marcia M. disse...

é amiga fui pesquisar porque sofro demais,,e assim aprender a lhe dar com a doença .bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...