domingo, 5 de dezembro de 2010

A POLÊMICA SOBRE MONTEIRO LOBATO E O PRONUNCIAMENTO DA ABL

Lembram-se que uma obra de Monteiro Lobato causou um rebuliço danado no CNE? Queriam até excluí-la do convívio das crianças, objetivando que ela tinha alcunhas racistas ao longo do texto?
Pois a ABL se pronunciou sobre o assunto e execrou a professora que anunciou tal disparate. Sim porque para mim, isso de banir justamente um livro de um dos melhores escritores infanto-juvenis, é um belo DISPARATE.
E a autora é a Conselheira de Educação e professora da Faculdade de Educação da UFMG. O que muito me espanta sobre o assunto. Uma professora querer que um ingênuo livro seja banido, ISSO MESMO, BANIDO do convívio escolar.
Eu li todas as obras de Monteiro Lobato, inclusive o livro em questão, "Caçadas de Pedrinho" e não achei nada de cunho racista na obra. Ao contrário, Tia Nastácia é tratada como uma pessoa normal por todo mundo no sítio. E ela, a criadora da Emília - a bonequinha de pano e de Visconde - o sabugo de milho falante!
 Mas vamos ao pronunciamento da ABL: "Ela se posicionou contra qualquer tipo de veto ou censura à criação artística. Os acadêmicos apoiaram o ministro da Educação, Fernando Haddad, que rejeitou a sugestão de veto do CNE, e destacaram que "cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica, ao contrário de proibir as crianças de terem acesso à obra.".
Ela ressaltou ainda, que a obra de Monteiro Lobato, em sua integridade, faz parte do patrimônio cultural brasileiro."

Portanto, essa Senhora que propôs tal disparate, deve estar sem nada para fazer, sem aulas para dar, e queria sim, aparecer na mídia e causar um estardalhaço com tal banimento da Obra. Só pode ser isso, gente! Tem cabimento?

Um comentário:

Carla Farinazzi disse...

Mylla,

Não tem o menor cabimento mesmo não. É como você bem falou, coisa de gente que não tem o que fazer. Eu cresci lendo o Monteiro Lobato, aprendi tantas e tantas coisas com esse maravilhoso escritor... Concordo com o que disse, assino embaixo!

Beijos

Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...