terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRECONCEITO

Muito se tem falado sobre o preconceito, muitas são as campanhas contra ele, no entanto, ele está sempre aí... escondido nas entrelinhas do tempo atual e também muito mais no passado. Ele vem escondido na segregação da cor, no seu modo de vida, no seu modo de amar, nas doenças como a AIDS.
Eu mesma já presenciei coisas absurdas e cenas que não tinham razão para ser assim.
Somos tão abertos para certos tipos de coisas e para outras fechamos os olhos ou viramos o rosto... Isso é triste sabia? Muito triste! 
Porque nós, os brasileiros, somos um povo de muitas raças... E temos o coração grande, onde transborda solidariedade. Mas somos preconceituosos também!

Crianças brincam juntas dentro de uma creche, são elas de todas as cores: brancas, amarelas, negras... E entre elas reinam apenas as brincadeiras. Não há maldade ali. Apenas camaradagem. 
Por que nós adultos não podemos agir assim também? Por que tem tanta maldade em jogo?
Uma colega uma vez entrou no barzinho de um conhecido e pediu a ele que não deixasse determinada pessoa lavar os copos do estabelecimento, porque ela tinha AIDS! E ela sentiria nojo de beber num copo lavado por ela e poderia pegar a doença!
Quanta desinformação! E quanta crueldade!
Lógico que fui em defesa da pessoa. Disse a colega que não se pega AIDS por que a pessoa infectada lavou os copos... Pega-se a doença pelo ato sexual, pela trasnfusão de sangue, etc.
A colega ficou brava comigo, mas não dei-lhe confiança.
O preconceito é apenas mais um preconceito dentro dele mesmo... Quem é portador desse mal, não deve saber viver dentro de uma sociedade!


Bom restinho da semana!

2 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Mylla
Vc abordou, de uma forma simples, um tema tão complexo... muito bom!!!
São pequenos gestos que nos desmascaram...
Bjs de paz

Mari Amorim disse...

Mylla,
adorei o texto,infelizmente vivemos em uma sociedade mascarada,em todos os níveis.
Boas energias,sempre!
Mari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...