sábado, 19 de março de 2011

LEITURA: A QUEM COMPETE? A ESCOLA OU AOS PAIS?

Gostaria de falar aqui hoje em um hábito pouco comum hoje em dia, e que me dá imenso prazer: a LEITURA.
Eu aprendi a ler desde muito pequena. E lembro assim vagamente, de que por ser a última filha, meu pai sempre me encheu de livros...
Ele por sua vez, adorava ler aqueles pequenos livros de bolso, de literatura quase sempre americana. Eram livrinhos de faroeste. Havia pilhas e pilhas deles aqui em casa. Minha mãe não gostava deles e vivia enchendo o saco de meu pai por causa disso.
Quem lucrava com isso era eu. Por que não dispondo de mais nada para ler em casa (já havia lido tudo), eu invariavelmente lia os tais livrinhos.
Mas... e hoje em dia? Os crianças e jovens de agora não gostam de ler. Mal mal interpretam um texto, e assim mesmo com grandes falhas.
A minha prova é que meu filho não gosta de ler... E ele afirma que fica desanimado, que tem preguiça. Mesmo a história sendo interessante.
Mas queria fazer uma pergunta: a quem compete mostrar, manusear, ou mesmo incutir o gosto pela leitura nas crianças e jovens? A escola ou aos pais?
Na minha maneira de pensar, são os pais. Porque são eles que passam a maior parte do tempo com as crianças. Então cabe a eles, incutir nos filhos o gosto pela leitura.
Quando não há material de leitura em casa, qualquer papel que tenha letras serve. Até propaganda de lojas. O importante é que a criança tenha contato com as letras, com figuras.
A escola entra em campo, no sentido de perpetuar esse gosto. Cabe ao professor, incentivar esse gosto. E não falo só sobre o português não, porque nas outras matérias, você tem que saber interpretar aquilo que o professor quer na prova, para responder a questão.
Os alunos hoje em dia lêem as provas depressa demais e acabam respondendo as questões erradas, por absoluta falta de ATENÇÃO!
Em qualquer parte em que se vá hoje em dia, a leitura está inserida dentro do contexto...
Então deixo a pergunta aqui no blog, em forma de enquete. Respondam durante esse restante de mês.
Obrigado por participarem!

3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

A amizade é um encontro de almas, não de corpos...por isso algumas amizades atravessam o tempo e a distância, e se eternizam em nosso coração.

(Andreia Spengler).

FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!

Domingo de muitas bençãos para vc amiga.

beijooo.

Sandra disse...

Venho carinhosamente lhe oferecer o presente do Poetas um voo livre. a conquista é de todos. Fazes perte desse momento bem especial.
MUITO OBRIGADA
PASSE AQUI.
http://sandraregina7.blogspot.com/
VOU TE ESPERAR.
CARINHOSAMENTE PASSO VOANDO PARA TRAZER O MEU CARINHO..
ATÉ MAIS.
SANDRA

Sandra disse...

Ola amiga,
Acredito que não só a escola é responsavel. Os pais desde pequeno já contam história para seus filhos. Acredito que Escola e Pais tem que fazerem este papel. amo contar história para os alunos, e com isso vai desenvolvendo o gosto pela leitura. Pois a maneira de como colocamos para elas ou contamos a história, vai estimular a ler outras.
Um grande abraço
Sandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...