domingo, 9 de outubro de 2011

ADOLESCENTES E O MEDO DE CRESCER, VIRAR ADULTOS

Boa tarde amigos! Belo domingo hoje! 

Estava aqui montando uma prova para uma de minhas turmas e resolvi colocar nela um texto de Rubem Alves, sobre adolescentes.
E lendo o Rubem, eu notei que ele está certíssimo! 
Todo adolescente tem medo de crescer, de se tornar adulto.
Por isso andam em grupos, são barulhentos, não têm medo de nada e se acham invulneráveis.
Quem nunca passou por isso ou tem um adolescente em casa? Se não tem, ainda vai ter!
O pior medo deles é a solidão. Por isso andam em bandos.
Depois vem a tristeza. Então os pais acham que estão depressivos, porque a maioria não sabe lidar com ela (a tristeza).
Um trecho do texto do Rubem Alves diz assim:

"Ficar adulto é se encontrar com a solidão, quando não mais se pode gritar: “Mãe, me pega no colo!”, “Pai, me tira do buraco!”. Aí se entende que a tristeza é parte da vida, e não é para ser curada com remédios de psiquiatras."

Temos que ensinar aos nossos jovens que a tristeza não é doença, é apenas parte da vida. 
E que a vida adulta não é tão penosa assim... É apenas um pouco mais de responsabilidade, um pouco mais de paciência, um pouco mais de tudo... Mas é a consequência da estrada da vida. Não ficamos adolescentes para sempre!
A vida segue seu rumo e tem várias fases... Quem pula alguma, sofre depois com isso.

O texto foi extraído do livro:


E aí? – Carta aos adolescentes e a seus pais. Campinas: Papirus/Speculum, 1999 . p. 58-60.

7 comentários:

BLOGZOOM disse...

Até no nosso tempo, ser adulto era um misterio que dava friozinho na barriga. Especialmente quando não se sabe o que escolher como profissão. Todos já aprendem cedo que um dia deverão trabalhar e se sustentar, e como isso vai acontecer, dependerá de muitos fatores.

Bjs

Mylla Galvão disse...

Verdade né Sy?

Mas tem jovens hj que nem são jovens... As vezes, adultos em miniatura!

Amei a minha adolescência!

bjos

Anônimo disse...

Encontro-me nessa situação... por anos a gente deseja crescer, virar adolescente, virar adulto. Agora que tudo está acabando só consigo pensar em como fui tola de desejar isso. Tenho 17 anos e desde os 15 sou assim - tenho algo que minha amiga chama de "Síndrome de Peter Pan", rs... estou terminando o ensino médio, tenho formação técnica, estou planejando a universidade... tudo isso do modo que todo mundo me vê, uma jovem madura e sensata. mas não tenho vergonha de admitir, por trás disso pareço uma criança encolhida, assustada. estou em busca do meu primeiro emprego mas com medo, medo de mudar... de crescer. É quase doloroso se ver empurrada para o mundo dos adultos. Mas sei que assim que eu der o primeiro passo, que me acostumar, essa sensação vai embora e vou rir da minha ingenuidade.
Gostei muito do seu blog, parabéns

Anna disse...

Oi fofa!Eu encontrei esse blog por acaso e amei! é tudo muito legal,eu sou adolescente e o que você retratou ali é verdade,eu por exemplo odeio andar sozinha,tenho pavor de não ter um amigo e tals....nossa resumindo isso tudo EU ADOREI O BLOG!!!! Gostaria que você anunciasse o meu blog porque o seu já ta lá no meu blog anunciado é:
http://seraminoria.blogspot.com/

Laura disse...

Tenho 14 anos e esses dias me peguei pensando em como vai ser quando eu for crescendo, se os meus pais vão me deixar morar na casa deles pra sempre,quero que eles fiquem do meu lado pra vida toda. Sei que é cedo pra pensar nisso, mas fico pensando nessa ideia e não me sinto preparada pra crescer.. ou não quero crescer =[

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje eu me encontro exatamente nessa mesma situação. Estou com 17 anos, terminando o ensino médio, e não estou nenhum pouquinho preparada psicologicamente para ser adulta. Nunca fui de querer acelerar o tempo porque sabia que depois nada iria voltar. Até mesmo minha festa de 15 anos eu queria que demorasse mais um pouco porque sempre ouvia dizer que depois dos 15 o tempo voava, e não é que voou mesmo? O que acontece (pelo menos acontece comigo, com vocês já não sei) é que a gente acaba se acostumando com essa comodidade rotineira, o dia dia de acordar de manhã, ir pra escola, encontrar os amigos, agitar na sala de aula, voltar pra casa e ter os pais ali com nós, nunca nos deixando sozinhos, fazendo tudo por nós, mesmo que seja as mínimas coisas como nos esperar com o almoço pronto. (Repito, não sei com vocês, mas comigo é assim), e a ideia de tudo isso acabar, de nunca mais irmos à escola, nunca mais termos contato diário com nossos amigos, nunca mais termos aquela mesma rotina, ter que sair de casa, arrumar novos amigos, construir uma outra rotina completamente diferente nos apavora totalmente. Nós falamos que escola é um saco, que não vemos a hora disso tudo acabar, mas a verdade é que até das coisas que nós achávamos que era um saco nós vamos sentir falta, porque nada nunca mais vai ser tão fácil do que ser apenas um adolescente que acha que sabe tudo mas é completamente ingênuo. Não estamos preparados para sair desse conforto e encarar a realidade do mundo. Não estamos preparados para sair da escola, perder nossos amigos, sair das asas dos pais e ter uma vida própria. E o mais difícil disso tudo e saber conciliar vida adulta com sanidade mental, por que são raros os que acabam não pirando ou quase pirando kkkkk e a verdade é que a Kell Smith tava certa, "É que a gente quer crescer, mas quando cresce quer voltar no início, porque um joelho ralado doi bem menos que um coração partido". Sou apenas uma adolescente de 17 anos que o maior medo é o de crescer, ser uma adulta e encarar o mundo "sozinha".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...