segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DISCUSSÃO: PAIS DE CRIANÇAS OBESAS, DEVEM OU NÃO PERDER A GUARDA DOS FILHOS? VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DESSA MEDIDA?

No Fantástico ontem a noite, surgiu uma discussão sobre os pais serem ou não negligentes quanto a obesidade dos filhos menores.
Pesquisadores americanos afirmam que pais são negligentes quanto a alimentação de seus filhos obesos. E propõem que eles (os pais) percam a guarda dos mesmos (os filhos) por causa disso.
Ao longo da reportagem, são mostradas várias situações e várias fotos de crianças obesas em estados terminais (é o caso dessa foto, que ilustra esse post, tirada da net).
Os pesquisadores acham que a obesidade poderia ser evitada se os pais controlassem mais o que os filhos comem. Em minha modesta opinião, acho que eles estão certos. Muitos pais oferecem guloseimas e salgadinhos aos filhos como "recompensas" pela sua ausência de casa. Na vã tentativa de superar a culpa, acabam tornando seus filhos obesos e nem percebem isso.
Os dados são alarmantes: segundo pesquisa do IBGE uma em cada três crianças, entre 5 e 9 anos, está obesa.
Já foi-se o tempo em que "dobrinhas" de pele era sinal de saúde! Isso agora é sintoma de obesidade!
Para dois pesquisadores da Universidade de Havard, EUA os pais que tenham casos de filhos com obesidade grave, devem sofrer intervenção do Estado e perder a guarda dos filhos. 
Por lá: Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Canadá e Escócia há casos de pais que perderam a guarda dos filhos por causa da obesidade extrema.
E aqui no Brasil? Isso é possível? A resposta é SIM!
Segundo o advogado da reportagem, a lei brasileira permite tanto a suspensão quanto a perda do que nós chamamos de poder familiar. E um desses casos, dessas hipóteses seria os maus tratos: "o não criar qualquer tipo de limite em relação à alimentação deles, permitindo que chegue a esse extremo".
Eu posso relatar uma experiência que tive com meu filho, quando esse era mais jovem. Levei-o à nutricionista e ela disse que ele precisa perder peso com urgência. Um garoto de 08 anos, vestia roupas de numeração 16!
E uma experiência que deu certo com ele: A nutricionista o ensinou a mastigar corretamente. Antes ele ficava exatos 5 minutos à mesa, engolia tudo rapidamente e ia para frente da TV.
A nutricionista disse a ele que comesse mais devagar, mastigasse tudo o que havia dentro da boca até não restar mais nada, porque ele sentiria mais saciado com a comida.
Deu certo! Em poucas semanas, Pedro perdeu peso com a mastigação correta dos alimentos!
JAMAIS DEIXE A CRIANÇA COMER EM FRENTE À TV!
A TV tira a atenção da criança do prato e a distrai. Lugar de criança comer é a mesa! Mesmo que os pais fiquem o dia inteiro fora! Criando esses hábitos e mudando a alimentação, os pais poderão controlar a alimentação da criançada.

Agora abro uma discussão até quarta-feira:

VOCÊ É CONTRA ESSA MEDIDA PROPOSTA PELOS PESQUISADORES AMERICANOS?
OS PAIS DEVEM PERDER A GUARDA DOS FILHOS OBESOS?
Opinem! Deixe a sua opinião! Se quiserem ler a reportagem do Fantástico, cliquem na palavra no começo do texto!

Tenham todos uma boa semana!

5 comentários:

Mylla Galvão disse...

Abrindo a discussão gente...

Eu sou a favor, quando os pais tornam os filhos obesos por negligência ou mesmo por culpa.
Talvez se eles perdessem a guarda dos filhos, pensassem e refletissem o quanto de errado fazem à vida dos filhos e agissem de modo mais correto em relação a eles!
bjos

Pelos caminhos da vida. disse...

Alguns pais são sim negligentes.

Uma boa semana pra vc Mylla.

beijooo.

Téia disse...

apesar de não ter filhos, sou contra. Mas a favor de ser cobrado isso dos pais com mais rigor. Ou seja, um processo em cima, acho que valeria mais a pena.
Já pensou qtas crianças q estão vivendo em abrigos??
Isso vai só aumentar esse numero.
Cada pai e mãe tem o dever de cuidar do que é seu . Pois no mundo... agora cuide e seja responsável.
Boa noite kerida.
beijos

BLOGZOOM disse...

Existe um lado genetico tambem.
Na minha familia todo mundo é magro, não conheço gordo. A minha mãe tem uma barriga feiosa, pq ela toma coca-cola demais e só come biscoitos. Ficou assim depois de idosa.

Eu tenho um casal de amigos, o marido é fofo, a filha sempre foi e tem uma gula enorme.

Já vi crianças que ao crescerem modificam muito, emagrecem e não engordam mais, como tambem o contrario.

Perder a guarda?! puxa... isso é terrível. Eu acho uma punição horrorosa. Não é bem por aí. Creio que a familia deveria fazer uma terapia familiar e juntos se resolverem.

Bjs

Alexia Oliveira disse...

Interessante questao. Descobri o seu blog hoje, por acaso, e estou gostando muito.
Realmente os americanos nao deveriam ser o exemplo em relacao a alimentacao, e muitos paises (Brasil incluido) ainda segue a piramide alimentar americana. Muitos medicos incentivam este tipo de alimentacao tambem.
O problema e que os pais muitas vezes nao sabem realmente nada sobre alimentacao e estao somente repetindo habitos antigos, ja enraizados na cultura alimentar brasileira (pratos enormes, muito Carboidrato e doces em geral).
Afinal, sera que tambem vai haver alguma punicao para os nutricionistas e medicos que incentivam essa comilanca toda? Quais sao os paises onde os medicos recomendam mastigar alguma coisa a cada 3 horas? Os paises onde as pessoas estao cada vez mais gordas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...