quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OS 8 PASSOS DA SOLIDÃO: NÃO É RUIM SER SOZINHO!

John Cacioppo, 60 anos, é um dos mais influentes psicólogos dos E.U.A e um dos maiores especialistas em Solidão.
Sua visão é evolucionista: segundo ele, trata-se de um estado imprescindível à sobrevivência da espécie humana. "A sensação de isolamento tem efeito semelhante ao da dor ou da fome".
Ele deu uma entrevista a Veja e vou resumi-la abaixo:

1 - No decorrer da evolução:
Ainda que o isolamento físico contribua para a sensação de solidão, ela é muito mais que isso. Podemos estar casados, ter uma família numerosa ou estar no meio da multidão e, ainda assim, sentirmo-nos sozinhos. A solidão é uma condição psicológica caracterizada por uma profunda sensação de vazio. E que nos motiva a procurar uma companhia, do ponto de vista evolutivo.

2 - O peso da genética:
A solidão é 50% hereditária e 50% circunstancial.
Há os mais sensíveis que lutam para manter o grupo unido, por medo da solidão e os menos sensíveis que são mais atirados. Ambos são necessários para a evolução da espécie.

3 - A quantidade não importa:
A solidão pode acirrar a timidez, mas se você é introvertido, isso não significa que é mais solitário. Não importa a quantidade de amigos que você tenha, o importante é a qualidade.

4 - É possível ser feliz sozinho:
Um estudo recente mostra que, se alguém quiser ser feliz sozinho, sem compromisso nenhum, acabará frustrado, porque tenderá a sofrer com sua solidão. Ter amigos exploradores, é pior do que não ter amigos.

5 - Um tempo só para si:
Para manter um bom contato com as outra pessoas, você precisa se distanciar delas de vez em quando. Do contrário, tudo fica cansativo.

6 - O perigo do egocentrismo:
Quando é ignorada, a solidão pode comprometer a capacidade de relacionamento do indivíduo. Pois quando este, fica sozinho, preocupa-se mais consigo mesmo, como forma de proteção. Quando o isolamento dura muito tempo, compromete sua capacidade de estabelecer contato.

7 - Saindo do casulo:
Solitários crônicos tendem a se retrair, mas não sabem o motivo. Por isso é importante sair do casulo. Ajudar os outros, é uma forma de relacionar-se com outras pessoas. E deixar de pensar em si mesmo.
Se você tem bons amigos, valorize-os!

8 - As redes:
Tudo depende de como você usa as redes sociais ( orkut, twitter, facebook, etc.). Se são usadas como um substituto para a realidade física, elas incrementam a solidão.

Revista Veja, 23/11/11.



4 comentários:

BLOGZOOM disse...

Eu não suporto fazer nada sozinha, porem hoje em dia todo mundo está ocupado demais, até crianças.

Quanto aos relacionamentos amorosos, se casamentos já não tem a importancia de antes, o que se dizer sobre namoros?! É como trocar de roupas ou ficar sozinho mesmo.

Bjs

Mylla Galvão disse...

Sy,

As vezes a solidão é boa, num mundo tão conturbado de hj...
As vezes eu prefiro a solidão de meu quarto, com um bom livro do que uma festa barulhenta!

Saudades

wilma disse...

Mylla, boleador se compra em loja de artesanato, mas vc não precisa comprar, use uma bolinha para "bolear" ou dar forma à borboleta.
bjosss

Unknown disse...

E a pior coisa do mundo ser sozinho eu estou sozinho a 4 anos minha companheira me largo foi como um caminhao passase por cima de min ate hoje eu sofro preferia nao exestir do que viver assim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...