terça-feira, 31 de março de 2009

" A MÚMIA"


Em Viçosa (MG), maio é o mês de Santa Rita de Cássia, padroeira do município. A cidade abre os braços para receber os turistas religiosos que povoam a cidade. A paróquia, promove além das tradicionais coroações a Nossa Senhora; bingos, corridas rústicas, brincadeiras para as crianças, a missa concelebrada e a famosa procissão das rosas!
Nesse dia, as festividades para Santa Rita transcorreram normalmente, e minha família foi a missa concelebrada  por vários padres da região. O ponto alto da festa seria a procissão ao final do dia pelas ruas da cidade! 
Quando meu pai e minha mãe saíram para procissão, a cidade já estava lotada. A procissão sempre começava as cinco horas da tarde. Sempre a mesma formação: duas filas de pessoas de cada lado da rua, o carro de som com o padre e ajudantes no centro, rezando o terço, e o carro carregando a padroeira do município logo atrás. Um carro coberto de rosas, de vários matizes ou somente vermelhas... Maravilhoso como sempre!!!
A procissão já estava na Gomes Barbosa, todo mundo desfiando inúmeros terços pelo caminho... Meu pai e minha mãe, um na frente do outro, caminhavam silenciosamente, quando minha notou que várias crianças estavam olhando intrigadas para trás, porque haviam percebido algo estranho ou engraçado na procissão! 
_ Olha a múmia, olha a múmia! diziam as crianças.
Mamãe olhou para trás e percebeu que papai, carregando uma vela na mão, havia dormido, mas andava mesmo assim, parecendo uma múmia. Pois que andava, dormindo, e ainda por cima com uma vela na mão! Estava mesmo hilário!
Mamãe, deu cutucão para trás, e falou com papai:
_ Pedro! Acorda homem! Você está andando dormindo no meio da procissão e as crianças estão rindo da sua cara! 
Papai acordou assustado, porque em meio ao seu cansaço, não percebeu que estava "andando dormindo"! 
_ Também Chiquita! Eu falei a você que estava cansado! Mas você não me deu ouvidos! Me "intimou" a ir ao procissão com você!!!
Vendo aquela cena hilária, em meio a procissão outras pessoas também riram muito! Mas para as crianças, meu pai ao acordar, perdeu a graça e uma delas chegou a comentar:
_ Ah! Não tem mais graça, a múmia acordou! 

4 comentários:

Unknown disse...

"_ Pedro! Acorda homem! Você está andando dormindo no meio da procissão e as crianças estão rindo da sua cara!

Sabe que as vezes me sinto como o Pedro, a canseira tem sido a minha companheira ultimamente, mas luto com ela e minha grande arma é o meu violão, mesmo que ele fique nervoso e até arrebente as cordas, farei dele batuque e não desistirei! Sou duro na queda!!!

Mylla Galvão disse...

Que bom que você nunca desista, Ademar... Pois somos brasileiros e não desistimos nunca!!!
Obrigado pelo comentário, gostei muito!!!
bjs

Solange Maia disse...

Mylla,

Adorei seu blog.
Melhor só se eu estivesse num jardim, embaixo de uma árvore e alguém me contando as histórias... risos...
Energia maravilhosa !
Parabéns !

Quando puder visite meu blog também :

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Beijo,

Solange Maia

Mylla Galvão disse...

Obrigado Solange,
Comentários como o seu é que me incentivam mais e mais a escrever sempre!!!
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...