quarta-feira, 15 de abril de 2009

O PRAZER DO CHOCOLATE...


Que sensação boa essa de comer chocolate, gente!!! Eu, particularmente, amo!!! Eu a comparo como aquela sensação que você tem quando está tendo um belo orgasmo... Maravilhosa! E além do mais, o chocolate é aquela iguaria, não um doce qualquer, mas uma iguaria - comida dos Deuses . E o que é melhor ainda faz bem pra saúde, pois contém
flavonóides - compostos químicos encontrados naturalmente em frutas, vegetais, raízes, vinhos, sementes, chás e raízes.
A gordura dos chocolates também é benéfica, desde que consumida em pequena quantidade. E o melhor chocolate para ser consumido sem dúvida alguma, é o MEIO-AMARGO, ou ainda o AMARGO. Pois a quantidade de cacau presente na iguaria é bem alta e engorda bem menos, pois tem menor teor de açúcar!
Eu particularmente adoro chocolate meio-amargo! Ele possui o verdadeiro sabor do cacau, seu cheiro característico é bem pronunciado e gosto que deixa na boca é divino...
Quando estou na fase da TPM, o meu consumo de chocolate meio-amargo aumenta muito, mas não chego a exagerar muito... Na Páscoa por exemplo, não comi muito chocolate, porque quando fui comprar meu ovo, de chocolate meio-amargo, havia acabado e fiquei privada da minha delícia!
E uma coisa muito interessante sobre o Cacau: o chocolate propriamente dito é extraído da semente do cacau e não de sua polpa branca. A semente é torrada e moída e a ela são acrescentados o açúcar e os demais ingredientes!
A história do chocolate é antiga gente!!! Alguns historiadores acreditam que sua origem remonta das Antigas Civilizações Astecas e Maias, na América Central! Isso significa que o chocolate nasceu no México e seu consumo foi difundido através das várias civilizações, chamadas pré-colombianas - antes da chegada de Cristóvão Colombo.
Sabe aquelas moedinhas de chocolate que vêm embrulhadas em papel dourado? Para os Astecas, as sementes de cacau eram tão valiosas, que eram usadas como moeda! Por exemplo: um bonito coelho, podia ser comprado por apenas 4 sementinhas!
E porque o cacau era tão importante? Porque com eles se fazia o chocolate! Ou melhor o Tchocolatl, que o primeiro nome dessa fina iguaria dos Deuses! E ela não vinha em forma de bombons ou barras não! Era bebida!
Era amarga e gordurosa, e "temperada" com Chilli, uma pimenta comprida, bem comum na região do México.
Depois de um pouquinho da história dessa iguaria maravilhosa, lanço um desafio para vocês... Quero que quando forem comentar esse texto, digam qual é a sensação que vocês experimentam ao comer, degustar um bom chocolate! A minha vocês já sabem porque eu disse no começo desse texto! Agora é com vocês!!!

2 comentários:

Serena Flor disse...

Menina...nem me fale em chocolate...aff!
Passei dos limites nesta Páscoa(rsrsrs)
Mas como é bom esse danado nãoé não?rsrsrs
Obrigada pela visita minha querida e pelo doce comentário ok?
Beijinhos e fica com Deus!

Fatima Cristina disse...

Oi Mylla,
Como foi que perdi essa no dia 15!
É lógico que é sempre um prazer comer um bom chocolate!!!
bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...