terça-feira, 26 de maio de 2009

OS 10 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA


Estou caminhando todos os dias de manhã...Comecei meio assim, meio acanhada, sem ritmo, com preguiça. Mas depois fui apanhando o jeito... Comecei numa terça-feira. Fazia um friozinho meio chato, mas vesti um agasalho por cima da blusa e da calça de ginástica, coloquei os fones do MP4 no ouvido, o boné de meu filho e "mandei ver" (rsrsrsrsrs)
Lugar bom para se caminhar por aqui (Viçosa - MG) é a UFV - Universidade Federal de Viçosa. É um Campus grande, com bastante área verde, ar puro e lindas paisagens...
Costumo caminhar por no máximo 1hora e meia. Hoje, até arrisquei dar uma corridinha. Assim meio tímida, mas me cansei logo. Por isso parei. Não me arrisquei. Se eu quiser correr mesmo, vou ter que começar devagar.
Então... é isso... Já comecei este texto... Agora vou listar abaixo um artigo que achei bem interessante aqui no Google.
Está no site: www.ortopediaesaude.org.br

1- FAZER AMIGOS:
A caminhada é uma excelente atividade física para deixar as pessoas com saúde e integradas com a sociedade. Serve também para fazer amigos! Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são menores comparando com outras atividades.

2 - AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL:
É uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular, fortalecendo os membros inferiores e controla as taxas de colesterol. Reduz o colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

3 - AUXILIA NO CONTROLE DO DIABETES:
É a atividade mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana, por pelo menos meia hora. A realização deste exercício, reduz o nível de glicose e melhora a ação da insulina. Reduzindo assim a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, queima calorias, ajudando no controle de peso e a melhora do humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.

4 - É BOM PARA O CORAÇÃO!:
É uma atividade aeróbia, provocando oxigenação no cérebro. Realizada todos os dias, libera endorfinas - hormônios que causam a sensação de bem-estar e dão tramquilidade. Muitas doenças são evitadas com a prática da caminhada: AVC (acidente vascular cerebral), diabetes "mellitus", obesidade, osteoporose, depressão, ansiedade, artrose, câncer do intestino e até intestino preguiçoso.

5 - AUXILIA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE:
Exercícios com suporte de peso ( mesmo que seja o seu próprio peso) tais como a caminhada, exercícios aéróbicos, tênis e jogging são essenciais a pacientes com osteoporose.Mulheres no período da pós-menopausa devem consultar um médico, para saberem a dose certa de hormônios (estrógenos e progesterona) a ser tomada. Esses medicamentos param rapidamente a perda de osso. Beneficiam o coração, aumentando o bom colesterol e diminuem o colesterol ruim.

6 - OSSOS MAIS FORTES:
Assim como músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios são os de sustentação de peso, forçando a pessoa a trabalhar contra a gravidade: Caminhada, musculação, corrida, subir degraus e dança.

7 - MAIS VITALIDADE:
Caminhando regularmente, desde que bem orientado, você notará uma série de benefícios:
- melhor estabilidade articular;
- aumento de massa óssea;
- diminuição de pressão arterial;
- controle de obesidade;
- aumento da força, da flexibilidade;
- correção de postura;
- diminuição de derrame cerebral;
- diminuição de dor lombálgica.

8 - AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

9 - DIMINUI O STRESS E COMBATE A DEPRESSÃO:
A caminhada ajuda nos tratamentos psicológicos. Caminhando regularmente por 30 minutos, três vezes por semana pode ser tão eficiente quanto usar medicação para a depressão.

10 - CAMINHAR EMAGRECE!:
O excesso de peso é prejudicial à saúde. Causa doenças cardiovasculares, aumenta a sua pressão arterial e aumenta também o "mau" colesterol. Pode causar também diabetes. Caminhando regualarmente, você contribui para alcançar seu peso ideal e a manutenção de sua saúde.

Mais informações, vocês podem acessar o site acima. O crédito da foto é minha mesmo. Fiz para esse artigo especialmente.

5 comentários:

Sandra disse...

Como é bom ter um tempo para caminhar.
Valeu amiga.
Algum tempo eu andava sempre no final de tyarde. Agora com a cirurgia do pé. não posso masi.
Vou andar em cada mesmo na cadeira que foi comprada para fazer caminhada sem impacto. Já ajuda, mas não é a mesma coisa.
Já postei a oração. Muito obrigada. Até coloquei uma imagem.
Bjs.
Sandra

MB Crochê disse...

Olá Mylla, vim agradecer a visita, e aproveitar para conhacer teus blogs, Gostei muito!!Tem coisas bastante interessantes por aqui, gostei nuito do artigo sobre os 10 beneficios da caminhada!
Adorei tua visita!!Volte sempre!!

bjOs e um ótimo dia!!

Márcia

Valdemir Reis disse...

Mylla é sempre com grande alegria que visito este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade. Muito obrigado! Certo estou quando um amigo nos acompanha nenhum caminho é longo demais e vamos além, também que a amizade é como as estrelas, embora não vendo toda hora sabemos que existem. Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, excelente texto, importantes dicas, saúdavel e muito bom para saúde, uma preciosidade, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha uma agradável e feliz semana de grandes realizações. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, muita prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
Valdemir Reis

Nanda Botelho disse...

Muito bem Mylla!!

Não gosto muito de exercício, mas há dois anos venho caminhando.

Boa postagem, incentiva as pessoas a se movimentarem!

Obrigada pela visita! Não participei da blogagem coletiva(Erotização infantil), pois não estava sabendo, nem sempre descubro essas coisas à tempo, se não for incômodo, quando vc souber de alguma me avisa?

Fiquei feliz de saber que vc sentiu minha falta!!!

Bjão!

Fatima Cristina disse...

Oi Mylla,
Eu também voltei a caminhar este ano com mais disciplina, por vários desses motivos listados no seu post...
Na verdade, sou prequiçosa para praticar esportes... preciso criar o hábito e depois vai.
Agora até sinto falta se nao vou caminhar.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...