terça-feira, 23 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS E DIA DE SÃO JOÃO (24/06)

Festas Juninas: Ocorrem em todo o mês de Junho, em honra dos santos que são celebrados este mês: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
São as contribuições culturais de vários povos que colonizaram o Brasil. Por isso, as comidas típicas são variadas: quentão, canjica, arroz doce, pamonha, vinho quente, pé-de-moleque, cocada, etc.
A quadrilha surgiu como contribuição dos franceses, e tem sua origem nas contra-danças inglesas. Seu principal instrumento é a sanfona.
Há ainda a barraca da pescaria, a barraca do beijo, a barraca do jogo de argolas, correio do amor, barraca do palhaço, etc.
Fogos de artíficio, casamento do jeca, forró, boi-bumbá...



Dia 24/06, celebra-se o dia de São João. Antes de montar o arraiá, é erguido um mastro bem grande com a estampa acima em que o Santo carrega o cordeiro nos braços. Isso porque São João batizou Jesus Cristo.
Conta a lenda, que Maria foi visitar a prima Isabel, já em adiantado estado de gravidez. Levava com ela muitos presentes, inclusive alguns raminhos perfumados para perfumar a cama da criança. Maria ficou com Isabel vários dias, mas voltou a Belém para cuidar de seu filho. A Isabel, coube avisar a prima de que, assim que a criança nascesse, acenderia uma fogueira no alto do monte.
Dia 23, véspera do nascimento, Isabel assim o fez... Acendeu a fogueira para avisar a Maria...
Daí a origem da fogueira, que é acesa na véspera da festa de São João...
A fogueira também simboliza a vida, o sol, o fogo transformador - que consome o velho para criar algo novo.

Um comentário:

Sandra disse...

Gostei do texto.
Muitas curiosidades sobre são João.
Amanhã vou postar o meu.
Agora preciso ir.
Bjs.
Que bom que eu consegui, reaver meu blog novo.
Com carinho
Sandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...