sábado, 5 de setembro de 2009


1) MITO: BEBER MUITA ÁGUA AJUDA A ELIMINAR TOXINAS DO ORGANISMO
VERDADE: A função de filtrar as toxinas do organismo é dos rins. Uma grande quantidade de água não melhora a função renal. Segundo a nefrologista Maria Eliza do Amaral Carvalho, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo: " O fato de uma pessoa ingerir muita água não faz com que seus rins filtrem mais e melhor."

2) MITO: PARA UMA HIDRATAÇÃO CORRETA, É PRECISO INGERIR 2 LITROS DE ÁGUA, OU 8 COPOS, POR DIA
VERDADE: Essa recomendação não tem respaldo científico e não há prova nenhuma que a beber muita água seja benéfico para o organismo. "Muita água faz mal ao organismo" diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A água em demasia sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico.
Recomenda-se beber liquídos no mesmo volume de calorias consumidas.
Ex:. Em uma dieta de 1200 calorias, 1,2 litro de água.

3) MITO:
MUITA ÁGUA É SINÔNIMO DE PELE BONITA E SAUDÁVEL
VERDADE: Esse argumento não tem sentido, uma vez que a água é distribuída por todo o corpo e apenas uma parte muito pequena termina na pele - diz o médico americano Stanley Goldfarb.
Mas na desidratação, por falta do consumo de água, a pele perde o viço e fica opaca e quebradiça. Isso é verdade!

4) MITO: ÁGUA AJUDA A EMAGRECER
VERDADE: Não. Mas ajuda a quem está de dieta. Pois engana o estômago, proporcionando um pequeno período de saciedade. "Para quem está de dieta, uma forma melhor de obter água e e saciar-se é por meio de frutas e vegetais" diz a nutricionista Suzana Bonumá, de SP.

5) MITO: AO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, É PRECISO BEBER MUITA ÁGUA PARA RECUPERAR O QUE FOI PERDIDO
VERDADE: A água em excesso provoca a diluição do sódio. É o mineral que ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive do coração.
A falta de sódio pode deflagrar dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória.

6) MITO: ÁGUA COM GÁS HIDRATA MENOS E AINDA CAUSA CELULITE
VERDADE: A água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. Isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente. NENHUMA DELAS CAUSA CELULITE. "O que favorece a celulite é o açúcar dos refrigerantes e não seu gás", diz o dermatologista Francisco Le Voci.

7) MITO: A ALTA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS DAS ÁGUAS MINERAIS PODE CAUSAR PEDRAS NOS RINS QUANDO SEU CONSUMO É FREQUENTE.
VERDADE: Não existe uma relação direta entre o consumo dessas águas e a calcificação dos sais nos rins. E isso mesmo nas regiões onde as águas são mais pesadas, obtidas de fontes ricas em sais de cálcio. Ao contrário, uma quantidade maior de água é indicada a tem propensão ao problema.


FONTE: www.veja.com.br/guiaveja

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...