terça-feira, 29 de setembro de 2009

O QUE É DRUNKOREXIA (ANOREXIA ALCOOLICA)?


Drunkorexia ou Anorexia Alcoolica: termo criado nos EUA para definir o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição.

O ato restringe a absorção de calorias necessárias ao corpo humano sob o objetivo de manter um visual esbelto e na moda. Entre as celebridades artísticas o costume da “drunkorexia”, além de causas estéticas, é impulsionada por cobranças do mercado, angústias e compulsões profissionais.

Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Equilibrar o peso do corpo através da bebida é o mesmo que realizar uma dieta forçada e depois cair no efeito sanfona ( alternância periódica de peso ).

Estudos psiquiátricos revelam que o alcoolismo feminino está associado a transtornos psicológicos relacionados à anorexia, bulimia, depressão e ansiedade. O álcool anestesia emoções ruins como a frustração, e no caso da “drunkorexia”, reduz o apetite. No funcionamento orgânico beber com estômago vazio acelera os efeitos do álcool.

Beber sem moderação pode vir a causar doenças no sistema digestivo e , em certos casos, no sistema sangüíneo, além de outros males. Beber demais ainda causa perda de reflexos, principalmente para o motorista em trânsito.

A novela da Rede Globo de Televisão - VIVER A VIDA, vai mostrar o problema atrávés do personagem da atriz Bárbara Paz - Renata - esse distúrbio é pouco discutido no País e causa muitos transtornos. O problema é trocar uma alimentação saudável, por doses maciças de alcool.

Renata, bebe para esquecer suas frustrações. E como não quer engoradar, não come! Por conta disso tem muitas crises de hipoglicemia, para a preocupação de seu namorado Miguel.


A anorexia alcoolica atinge principalmente as mulheres, na idade de 20 a 30 anos, que substituem a alimentação por bebidas.

Este tipo de alcoolismo é muito difundido entre os jovens por causa da sociedade que impõe muitos padrões e valores, como no caso da beleza, que mostram as mulheres cada vez mais magras e comportamentos que incentivam a ingestão de grandes quantidades de alcool em curtos espaços de tempo, para que o jovem seja aceito em determinado grupo.

Estudos mostram que o alcoolismo, em especial o feminino, pode ser relacionado a problemas psicológicos como: depressão, ansiedade, anorexia e bulimia. Esta afirmação se torna verdadeira quando a mulher está triste, frustada e quer "esquecer" certos fatos!

Já em relação à drunkorexia, o álcool age como um inibidor do apetite e à medida que seu efeito passa, a mulher passa a ingeri-lo em maiores doses e com mais frequência evitando, com isso, o consumo dos nutrientes. Como a bebida passa a ser consumida com o estômago vazio, seu efeito é acelerado de forma que a pessoa passa a se sentir bem rapidamente.
Assim, o resultado dessa anorexia, a qual substitui alimentos por bebidas alcoólicas, é, geralmente, o alcoolismo; doença que requer cuidados e tratamentos. Celebridades como Kirsten Dunst, Eva Mendez, Lindsay Lohan e Amy Winehouse são, muitas vezes, apontadas como casos conhecidos de drunkoléxicas. A característica comum entre as quatro é a magreza extrema, que pode ser associada a esse hábito. No entanto, o peso alcançado por meio da anorexia alcoólica não é permanente, já que ela atua da mesma forma que dietas forçadas, e logo que a pessoa deixa de beber o seu peso volta (efeito sanfona).

Como Manoel Carlos retratará o distúrbio em sua novela com o objetivo de informar a sociedade de um tema atual que vem atingindo muitos jovens, o objetivo, aqui, é ressaltar que assim como a anorexia e o alcoolismo, a drunkorexia provoca muitos males à saúde. Portanto para quem identificou alguns costumes próprios com os descritos ou conhece alguém que esteja vivenciando uma fase turbulenta, é fundamental a ajuda de psicólogos para que o problema possa ser tratado adequadamente.

Camila Cemin Rolon


Fontes: www.portaisdamoda.com.br

www.infoescola.com

e www.globo.com/viveravida



10 comentários:

Sandra disse...

TUDO ISSO É MUITO CRITICO AMIGA.
NÃO É FÁCIL O CONTROLE DISSO, TUDO. MAS OS PROBLEMAS ESTÃO AI, CADA VEZ MAIORES.
É MUITO TRISTE VER TUDO ACONTECENDO. ACREDITO QUE A FALTA DE AMOR A SI PRÓPRIO É QUE ESTÃ LEVANDO A TANTOS DISTURBIOS EMOCIONAIS. A FALTA DE ESTRUTUR EMOCIONAL E DESIQUILIBRIO.
É MUITO TRISTE VER ISSO ACONTECENDO.

AMEI O SELO DAS IDEIAS. FICOU MUITO LINDO.
DEPOIS VOLTO E LEVO.
UM GRANDE ABRALO A VC. NÃO ESQUEÇA DE IR NO BLOG. TE ESPERO.
http://sandraandrade7.blogspot.com/
CURIOSA TAMBÉM.
AMO VC. AMIGA.
TUDO DE BOM
SANDRA

Sandra disse...

Já levei o novo selo e coloquei em minha vitrine.
Também tem uma homenagem na curiosa para vc. passe lá e confira. Junto com os selos.

Bjs.
Sandra

Carla Martins disse...

Nossa!!! Li uma matéria sobre isso hoje no www.r7.com

Confesso que não conhecia essa doença. Triste, né?

Pelos caminhos da vida. disse...

Eu não conhecia essa doença, nossa me chocou.

beijooo.

M. Nilza disse...

Assunto bastante dificil, inclusive para demonstrar em telas! Mas, vamos ver se alcança aos que precisam.

Amei a matéria.
beijos

Marcia M. disse...

MYLLA O SITE É ESSE O MAIS FACIL
http://www.myonecuteblog.com/
ESCOLHA O MODELO COPIE O CODIGO ABRA O SEU GADGET ESCOLHA A OPÇÃO HTML COLOQUE O CODIGO LA E SALVE DEMORA UM POQUINHO PRA CARREGAR,ESPERO QUE CONSIGA BJS!

Dalva Nascimento disse...

Oi Mylla!

É muito importante usar o espaço do blog para divulgar esse problema tão sério e tão desconhecido da maioria das pessoas. É uma pena ver pessoas tão jovens e tão bonitas sofrendo dessa doença.

Bom final de semana!

Bjs.

BLOGZOOM disse...

Puxa, eu conheço anorexia e alcoolismo, mas não este termo, causas e consequencias. Obrigada por nos informar.

Bjs

angel disse...

Tema muito sério. Pelo menos as novelas têm procurado desenvolver um papel social também ao abordar temas relevantes como este.

Quanto ao desafio...Só posso de dar uma dica. na foto tem um gato muito fofinho... Cabe a você descobrir onde. Ele está olhando pra você... Está bem visível. Se descobrir, só escreva descobri, mas não revele o segredo para que outros possam procurar também.
Abraço
Angel

Menina Robô disse...

Já fazer esa dieta... rs... brincadeirinha!
Aff... nem pensar!

Beijos

Niny

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...