quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E A TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO

Este ano de 2011, é o Ano Internacional das Florestas. E justamente nessa quarta-feira, deu-se a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Parece coisa de Deus, mas se formos pensar bem, o homem vem agredindo a Natureza há muitos anos, vem desviando o curso dos rios em benefício próprio, e não cuida como deveria, do meio ambiente ao seu redor. Quer apenas o lucro. E a Natureza como fica?
O que isso tem a ver com a tragédia de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo? TUDO! 
Esta é a cidade de Nova Friburgo ou que restou dela. Nessa foto há a presença de Natureza? Sim há. Mas há também uma intensa ocupação de suas encostas, as vezes sem o aval da Defesa Civil, sem planejamento, sem nada. Apenas a ânsia de possuir algo de seu, sair do aluguel, muitas vezes em loteamentos irregulares. O povo quer também ter uma casa para chamar de sua!
A água desceu com muita violência de suas encostas e no caminho carregou tudo o que viu pela frente:casas, pedras, muita terra e também muita lama.
E o que ficava nessas encostas antigamente? As florestas, que foram derrubadas na maioria das vezes para dar lugar a lotes, em seguida a casas, e depois cidades.
De quem é a culpa? Muitos são os culpados. Não há um só responsável. Mas o culpado maior, talvez sejam os governantes que não criaram políticas corretas para a habitação, nem para o meio ambiente.
As pessoas precisam aprender também que construir em encostas descobertas e sem proteção, é perigo na certa. Não basta ter um lugar que os livre do aluguel. Tem que pensar também na segurança da família!
E uma grande lição vai ficar dessa tragédia! Àquelas pessoas que mais perderam pessoas na família, são as que mais ajudam, como se pudessem com isso amenizar a dor que corrói o peito, na perda de entes queridos!

2 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Claro que a gente sempre se assusta porque não quer ver visso e nossos olhos nunca se acostumam, mas sabemos que todo ano vai ter, é tragédia anunciada. Soma de vários fatores, densidade demográfica, falta de uma política habitaciional a mais tempo, falta de educação das pessoas entupindo bueiros e rios, degradação geral do meio ambiente. A natureza agora está cobrando a conta. O planeta está doente e não tem mais jeito.
////
Vai lá no meu blog vê a respostinha legal sobre seu galinho.
Mssa, como o céu está azul hoje.Beijos e lindo final de semana

BLOGZOOM disse...

Mylla, eu conheço todas essas regioes, sei como sao, são belas e estou impressionada com tudo que aconteceu. Mal dá para acreditar.

A solidariedade vai ajudar as pessoas.

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...