quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUAL DEVO CORTAR PARA EMAGRECER? CALORIA OU GORDURA?

Uma reportagem da Revista Saúde chamou a minha atenção mês passado (dezembro). Nela estava em letras bem grandes: O que devo cortar para emagrecer rápido: calorias (leia-se carboidratos) ou gorduras?
Num pensamento rápido sem muito raciocínio, logo diriam CARBOIDRATOS!
Mas não! Na reportagem, segundo estudos recentes, o que deve ser cortado de vez do cardápio são as GORDURAS!
Abaixo, vou resumir os pontos importantes da reportagem:
* Comidas gordurosas se transformaa em pneuzinhos com mais rapidez do que as ricas em carboidrato, mesmo quando o índice calórico das duas é similar. "O risco de conversão em gordura corporal no primeiro caso, é de 96%, contra apenas 46% do segundo".

* PRECISAMOS SIM DE CARBOIDRATO PARA ACABAR COM A PANÇA!  "Um subproduto dele é essencial na quebra de lipídios no organismo." Sem esse nutriente o corpo é obrigado a usar substratos provenientes dos músculos para dar cabo das gorduras. Ou seja, CORTAR calorias sem ficar atento ao que se retira da bandeja pode resultar em PERDA DA MUSCULATURA!

* Cada alimento exige um certo gasto energético diferente para ser digerido. "O carboidrato, por exemplo, requer que o organismo queime até 20% das calorias desse nutriente para que ele próprio seja armazenado. Já com a gordura, isso gira em torno de 3%." 
* A gordura saturada (carne gorda, leite e seus derivados) em excesso, ativa o sistema imunológico causando inflamações por todo corpo, inclusive na cabeça. Essa reposta do organismo por sua vez dificulta a ação da leptina e da insulina, substâncias que quando agem na massa cinzenta, trazem a sensação de saciedade. RESULTADO: VOCÊ GANHA UMA FOME DE LEÃO!

* Os especialistas não estão sugerindo que se ELIMINE a gordura de sua dieta, apenas DIMINUA sua importância no prato. Use as versões mais saudáveis (insaturadas como os peixes e o azeite). Pode parecer impossível, mas algumas delas ajudam a conquistar aquela desejada barriga chapada!

* "A proteína gera muita saciedade e é formadora de músculos, que naturalmente elevam o nosso gasto energético." Mas não adianta se empanturrar de bifes e mais bifes, o organismo só consegue processar determinada quantidade da substância - em média 1 GRAMA POR QUILO DE PESO CORPORAL.  O ideal é que ela entre no cardápio por meio de fontes menos gordurosas, como a SOJA E CARNES MAGRAS.
UMA SUGESTÃO: PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA.

* Outro ponto alto das dietas são as FIBRAS: "Elas retardam o esvaziamento gástrico e diminuem os picos de insulina após uma refeição." Isto quer dizer que, elas acabam com o apetite desmedido e ainda mantém o hormônio em níveis adequados. Para isso, basta investir mais em frutas, verduras, legumes e cereais integrais - arroz integral, por exemplo.

* Antes da atividade física, é sempre bom ingerir fontes de carboidratos simples, como uma fruta leve e estar sempre bem hidratado. Evite ficar sem comer ou, por outro lado, engolir alimentos fibrosos e refrigerantes. 
Após a suadeira, lance mão de alimentos protéicos.

* É IMPORTANTE SE ALIMENTAR VÁRIAS VEZES DURANTE O DIA - NO MÁXIMO 6 VEZES - em porções menores e controladas. Caso contrário o corpo entende que está faltando comida e passa a trabalhar em ritmo mais lento.

* E o mais importante: NÃO FIQUE PARANÓICA, SE PESANDO O TEMPO TODO. Um jeito simples de saber se você emagreceu, é pelas roupas. Se você conseguiu "entrar" naquela roupa tão desejada, é um bom sinal!

Fonte: Revista Saúde/ Dezembro de 2010.

6 comentários:

Valéria Russo disse...

MYLLA...
adorei a matéria lí tudinho...
eu sabia dessa parte da gordura, pois uma vez fiz a dieta das gorduras, cortanddo os carboidratos e só comendo as gorduras , foi um desastre total.
essa dieta funciona bem pra homens que metabolizam diferente, mas pra nós sem chance...
obrigada pelas dicas. ontem comprei uma bermuda branca 40 e entrei nela em esforço, portanto a dietinha mesmo aos poucos está dando resultados.bjuivos no seu coração.
vou passar pras meninas essas dicas.
linda noite amiga.
loba.

Valéria Russo disse...

MI..
eu postei sua matéria com os devidos créditos lá no uivo, tá???
obrigada pela força! bjuivos no seu coração.
loba.

Vavá disse...

Mylla,
Começo de ano sempre tento colocar em prática,a dupla dieta + exercícios! A matéria ajuda.

Lá no "Anexo" as coisas andam meio paradinhas mesmo... o Dudu tá crescendo e de certa forma as coisas engraçadinhas que ele falava vão diminuindo... mas ele ainda continua figuraça.
Beijos e obrigado por visitar.

Sissym disse...

Mylla, eu vivo lendo assuntos sobre dietas... kkkkkkkkkkk..... neurotica! kkkkkkkkkk

Olha, sobre as fotos do cisne, peguei sim na internet. Se bem que minha sobrinha caçula tem umas fotos sensacionais. Eu ate vou mostrar essas a ela, sei que vai curtir tambem.

Beijos

Du disse...

Duvido de uma mulher que não faça dieta! :P

Bela matéria Mylla!

Georgia disse...

Mylla, eu faco Vigilante do Peso, acho-aótima e funciona sem passar fome.

Aqui os médicos recomendam comer carboidartosaté o almoco, a noite uma salada ou sopa.Nada de pao à noite.

Mas com tudo isso gosto mesmo é do Vigilante do peso.

Bjao

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