terça-feira, 5 de julho de 2011

VOCÊ É UMA MÃE PANDA OU TIGRE?

Uma chinesa - Amy Chua - baseada na criação das filhas - Sophia e Louisa, escreveu um livro.
Esse livro hoje, é motivo de muita polêmica. Já que a base da criação de suas filhas é chinesa. Ela educou as filhas segundo a criação que ela recebeu de seus pais, chineses.

A pergunta que eu proponho é: VOCÊ É UMA MÃE PANDA OU TIGRE?

Os pandas educam os filhotes usando a FORÇA e a COMPREENSÃO. Isso os leva a disciplina e também a flexibilidade.




Já os tigres (aqui simbolizando os chineses) são rígidos demais.
Para a escritora Amy Chua, uma MÃE TIGRE DEVE SER:
Tipicamente chinesa, mas também pode ser jamaicana, irlandesa ou brasileira. O que a qualifica para o título é o grau de rigidez, não a etnia.
É implacável, sempre exige o máximo de seu filho. Ela quer nota 100, e não 96, porque acredita que seu filho é perfeitamente capaz de chegar ao máximo.
Se não tirou 100, é porque não se esforçou o bastante.
Zela para que seu filho pratique todos os dias. Vale para tudo, dos exercícios de Matemática às aulas de piano ou violino. A regra é praticar e praticar, pois só a prática leva a perfeição.
Não dá liberdade de escolha aos filhos porque ela sabe o que é melhor para eles - e, os filhos, podendo escolher, sempre escolhem o que for mais fácil.
É econômica nos elogios. Ao contrário dos pais ocidentais, ela não é "obdecada com a auto estima das crianças". Quando o elogio é cabível, a mãe tigre exalta o esforço e o empenho do filho, nunca seu talento ou dom, pois só o ESFORÇO E O EMPENHO levam a algum lugar.
Não protege o filho das aflições e desconfortos cotidianos. DEIXA-O ENFRENTÁ-LOS. Só assim ele saberá lidar com as asperezas da vida adulta.

Em suma: PARA OS OCIDENTAIS: a infância é um tempo de diversão e inocência;
PARA A MÃE TIGRE:  é um período de treinamento.

Dessa educação resultou duas filhas sociáveis, cultas e alunas exemplares. Ela criou filhas bem sucedidas. Uma toca piano e outra violino. Mas depois que deixou a China e veio morar nos Estados Unidos ela também se tornou mais flexível, quando Louisa passou a desafiá-la.Por isso, escreveu o livro, para mostrar ao mundo como a China cria suas crianças e os torna cidadãos de primeiro mundo...

E você? O que é: Panda ou Tigre?


Eu sou uma mãe Panda... 

O nome do livro?

GRITO DE GUERRA DA MÃE TIGRE - AMY CHUA
EDITORA ÍNTRINSECA


5 comentários:

BLOGZOOM disse...

Nossa, adorei este texto. Alias os ensinamentos orientais são maravilhosos. Eu tambem acho que criança tem que além de brincar, ser treinada para uma vida responsavel e plena. Vamos colher no futuro o que plantamos no passado. Que haja sabedoria.

bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Mylla, que texto legal.

Sou mais Panda que Tigre, mas tenho algumas coisas da mae tigre na hora de ser exigente, sim, exijo o máximo, para poder receber do meu filho o melhor. Mas nao exijo que seja 100. 96 já seria de bom tamnaho, mas meu filho é 70, e eu o elogio da mesma forma como se ele fosse 100, porque prá mim ele é 1000, rs.

Bjao

Doces Abobrinhas disse...

Sou uma Mae leoa!! Rs!!! Acho que tudo q é demais nao eh bacana seja positivamente ou negativamente! Tento ser uma mescla disso tudo! A verdade eh q é muito difícil educar nossos filhos nos das de hj!! Eu amo tanto eles!!!
Ro
www.docesabobrinhas.com

Mae SER HUMANO disse...

Sou uma mae SER HUMANO, que acerta mas que erra tambem e que tem medo de errar, embora em materia de filho eu como mae quero sempre acertar.
Sou uma mae SER HUMANO que as vezes, muitas vezes tem duvidas e se angustia, mas que deseja sincera e profundamente o melhor para sua cria.
Eu, como mae SER HUMANO, acredito que o amor combina com flexibilidade e bom senso.
Tive a experiencia de conviver bem de perto com orientais durante 3 anos pois residi nos EUA em um campus universitario onde a maioria das familias eram orientais, principalmente chinesas.
Percebi que essa "sabedoria chinesa" nao passa de chavao. O que vi sao pessoas frias, que entregam a educacao de seus filhos aos avos,que se fecham em colonias e sequer te cumprimentam (ha excessoes, sim) homens ausentes como pais pois ficavam o dia todo fora de casa e mulheres desgastadas como maes, se desdobrando para encaixar os filhos de qualquer forma na "american way of life".
Entao, cuidado, porque de longe, a grama do vizinho sempre parece mais verde que a nossa.
Bom, mas respondendo a questao: sou uma mae SER HUMANO que acredita que um filho se educa com COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, RENUNCIA, PERDAO, TOLERANCIA, PACIENCIA E MUITO, MUITO AMOR.
Um forte abraco e felicidades a todos!

Mae SER HUMANO disse...

Ola, apenas desejo complementar o meu comentario anterior.
Durante os 3 anos em que residi nos EUA tambem travei conhecimento com familias orientais que nao chinesas. Os comentarios que fiz se referem aos chineses.
Japoneses, coreanos,taiwaneses, cidados de Singapura, mostraram-se todos amaveis, cordiais, acessiveis e de muito facil trato.
A China viola os direitos humanos ha decadas. Todos sabem disso.
Recentemente assisti assombrada e de coracao partido o duplo atropelamento de uma crianca chinesa de 4 anos sob a omissao de quase vinte adultos que simplesmente nao fizeram nada. No fim o corpo quase morto da menina foi recolhido por uma catadora de lixo... Emblematico, nao?
Quem nunca ouviu falar do infanticidio que acontece por la as custas da politica do filho unico que foi renovada neste ano de 2011?
Quem nunca ouviu falar de como a mulher chinesa e tratada, como mera provedora do lar, sem voz e sem vez. Exceto e claro as que migram da China para outros paises.

Se esta mae que escreveu este livro tem 2 filhas bem sucedidas e sociaveis, que bom. Mas qual e o conceito de "sociavel e bem sucedido"? Pela experiencia que tive, me parece que ser sociavel e bem sucedido neste tema rima com ser extremamente competitivo, fazer de tudo para se enquadrar numa cultura diversa, mas sem se adptar e sim forcando a barra mesmo, se transformando em algo que estas pessoas nao sao. Ser bem sucedido neste contexto significa acumular muito dinheiro e as custas disso viver ausente de casa e da familia, trabalhar horas e horas a fio a troco de um titulo, de um cargo mais elevado e passar sobre tudo e todos para conseguir estes objetivos. Foi o que pude ver de muito perto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...