sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SOU ESPECIAL #52SEMANASDEGRATIDÃO


(Paulinho, com 58 anos)

Olá! Eu sou o Paulinho. Tenho 59 anos. Meu aniversário será domingo 19 de fevereiro. Mas a minha festa de aniversário será no dia 18, na casa da minha prima, Eugênia. Tenho 07 irmãos. 2 irmãos morreram. E minhas irmãs não moram aqui. São casadas. Mas, eu tenho uma irmã que mora aqui. Eu morava com ela. Mas hoje, eu moro com minha madrinha e meu sobrinho.
(TEXTO FEITO POR ELE, COM PEQUENAS ADAPTAÇÕES).

O texto para essa semana fala da gratidão de ter um irmão especial. Ele vai fazer 60 anos. É mais velho que eu, 14 anos. (sou a "rapa do tacho").
Ele nasceu com problemas mentais. Segundo "os antigos" por consequência da consanguinidade de meus pais (primos). Mas eu, acho que ele teria que nascer dessa forma... (questões de vidas passadas).
Ele é muito inteligente. Mas foi menosprezados por meus pais e meus irmãos.
Não frequentou a APAE. Nunca teve acompanhamento psicológico. Ele era o "esquisito", "esquecido"... Talvez pela ignorância de meus pais em não saber lidar com a situação.
Se estivesse sido estimulado desde cedo, talvez fosse uma outra pessoa hoje em dia.
Atualmente, sei que ele tem um certo grau de Autismo. 
Porque ele gosta de tudo arrumado e odeia sair de sua "rotina".
Tem alguns "surtos" durante o ano. Principalmente por ocasião de seu aniversário! Fica muito agitado!
Ele toma remédios controlados.
Ele sempre foi meu "guarda-costas".
Poderia ter aprendido muitas coisas com ele, como de fato aprendi, depois de adulta. Quando ele gosta de uma pessoa, é de forma profunda e fiel.
Quase ninguém entende esse lado dele.
Depois que meus irmãos faleceram - julho de 2014 - ele mudou demais.
Ele era mais alegre, mais participativo. Agora está mais circunspecto.
A dor para ele é um abismo escuro, sem fim... Tem uma intensidade impressionante.
Em 1990, meu pai faleceu. Depois em 2009, foi a minha mãe. Por ele ser muito fechado, e apesar de saber que ele sentiu profundamente essas perdas; ninguém pôde de fato saber o que ocorreu porque não houve qualquer acompanhamento psicológico.
Quando muito um aumento de medicação ou troca de alguns remédios, feita pelo psiquiatra.
Paulinho sempre saía. Ia a missa todos os dias. Comprava pão e leite na padaria. Era muito ativo.
Depois dessas perdas e da agressão que ele sofreu na rua, meus irmãos mais velhos o "prenderam" em casa! Não deu certo. Ele se tornou violento. E fugia... todas as vezes que encontrava a porta destrancada.
Em 2014, quando perdemos nossos irmãos - faleceram com a diferença de 07 dias um do outro, o baque foi maior.
No primeiro irmão, foi no velório e no enterro. No segundo irmão; não deixei ele ir. Só soube do acontecido, depois que havia sido enterrado!
Não havia necessidade dele sofrer e ver o segundo irmão dentro do caixão... Se foi dolorido para nós... imaginem para ele!
Para ele dar um tempo em toda dor, contratei uma professora para entretê-lo. Deu certo por algum tempo. Ele adorava!

Ela, além de ser pedagoga, era minha amiga de muitos anos! Fizeram vários artesanatos juntos. Ela refrescou a memória dele com filmes, com músicas (ele adora cantar!), com continhas de matemática e pequenos textos de português... 

Mas então, ele surtou de tal modo que teve que se mudar para ficar mais calmo!
Eu como sua "cuidadora" não dei certo! A minha paciência e a minha dor extrapolaram... Não conseguia cuidar de mim direito e muito menos dele, como deveria ser...
Atualmente, ele mora com a minha tia - madrinha dele e meu filho.
Ficou mais calmo... Mas está ansioso demais pelo seu aniversário (todo ano tem festinha!). Sua idade mental é de uma criança de 10 anos!
As aulas de artesanato pararam. Teve que parar. Infelizmente.
Houve um episódio ruim... Meu cachorro o mordeu no nariz (uma agressão por outra!). Ele fez uma cirurgia que não deu certo, para reconstituição de uma das narinas...

Minhas lições foram muitas... mas o bom mesmo é poder agradecer. Agradecer a Deus por ter colocado em nossa família esse ser tão especial. De riso fácil... De uma simplicidade gritante... E de uma ingenuidade sem tamanho!































sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

AMOR PELA LEITURA # 52SEMANASDEGRATIDÃO

Essa semana eu vou começar a falar sobre uma pessoa que tenho imensa gratidão: meu pai! Ele me ensinou muitas coisas, a melhor delas, foi o amor pela leitura...
Eu leio de tudo. Tudo mesmo. Até bula de remédio! Amo livros. Mas ainda prefiro aqueles de papel... e ao contrário de gente que gosta de livros novos; eu gosto mesmo é de livro antigo... quanto mais amarelo, quanto mais cheirando a "antiguidade"... melhor!
Sabe? Meu pai era apaixonado por aqueles "livrinhos de faroeste", trazia pilhas e pilhas para casa... Eu lia todos... E sempre acabava primeiro que ele!
A cada livrinho que ele lia, colocava na capa deles, um (*) (esse símbolo era a "marca" dele!).
Minha mãe falava horrores desse hábito... mais porque eu lia junto com ele! E eram histórias muito pesadas: daquelas de tiros para todos os lados, vinganças muito bem elaboradas, mortes horripilantes... Amei essa fase de minha vida... Agradeço por cada dia que eu li essas histórias... me ensinaram sobretudo a não esperar muito das pessoas!
Depois ele ganhou "Seleções" bem antigas... "Devorei" a maioria delas...
Infelizmente, meu irmão em um "surto de loucura" colocou fogo em todas elas!
Sempre havia livros entre a gente. A gente competia para ver quem lia mais...
Sinto muitas saudades dele... 
Um dia fui chamá-lo para sair e ele dormia no quarto dele (ele e minha mãe dormiam em quartos separados) e ele dormia com um livro aberto no rosto. Gentilmente o tirei de seu rosto e ele ralhou comigo, dizendo que estava "lendo para dentro"...


Além de eu ter um pai desse quilate eu era sua "rapinha do tacho"... última filha... agradeço a Deus por cada dia que eu passei ao lado dele. Aprendi tantas coisas! 
Aprendi que Amor é para sempre! Meus pais dormiam em quartos separados, sim; mas nunca falaram em separação...
Ele era cabeça-dura, teimoso; mas eu reconheço em mim algumas desses defeitos.
Ele tinha uma paciência infinita com minha mãe. Até em suas explosões de raiva, ele tinha paciência com ela! (infelizmente não herdei essa qualidade dele!)



Esse texto é uma homenagem a meu pai! Ele faria aniversário na segunda-feira, dia 13/02! Faria 90 anos! O seu grande legado deixado para mim é o amor à leitura... aos livros... Agradeço a Deus por ter me dado um Pai como ele!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

FALAR SOBRE GRATIDÃO - #52 SEMANAS DE GRATIDÃO



A postagem dessa semana vai ser diferente. Não vou falar sobre uma ou mais pessoas especificamente. Vou apenas discorrer sobre a gratidão em si.
Há muitas formas de falar sobre GRATIDÃO. Muitas mesmo. Seja com a alma... quando ela agradece, seja com os sentidos, quando se percebe a gratidão a "sair pelos poros"...
E através das palavras.
Quando se escolhe viver de gratidão e com gratidão temos que ter em mente que nem todas as pessoas são iguais, apesar de nascermos iguais.
Então o que pra você é um ato de gratidão, para outras pessoas não o são... infelizmente.
Observe a imagem acima (que ilustra essa postagem)... alguma frase nela te chamou a atenção? Essa frase me chamou muito atenção: Celebrar o que se tem (...) é uma bela forma de se agradecer.
O ser humano é um ser muito falho, imperfeito. Vive seus momentos intensamente ou simplesmente os deixa correr... Nem todos agradecem o que tem. Nem todos celebram o que tem.
E gratidão é apenas isso... Ao fim do dia, agradecer o que se tem, o que se conquistou. Não é tão difícil é?
Então porque quase nunca o fazemos? Já parou para pensar nisso?
Agradecer às pessoas, quaisquer que sejam elas.
Dizer "obrigado", "por favor", "desculpe", "eu errei".
Não é difícil. Mas quase nunca o fazemos.
Muitos são aqueles que dirão: "sou orgulhoso, não peço desculpas!" Pra que esse orgulho todo dentro de si? Não seria melhor despir-se desse falso conceito e vestir-se com a roupa da "humildade?
Não é errado perguntar quando não se sabe como proceder ou fazer. Errado, é fazer de sua própria cabeça, do seu jeito.
Não é orgulho admitir que "não sei fazer". No entanto, tem que ter disposição para aprender!
Não somos uma máquina, que possui todo o conhecimento do mundo.
Somos humanos, passíveis de erros, porque não há aquelas pessoas que detém "todo o conhecimento".
Nem um professor, um cientista, um pesquisador, um padre, um presidente da República, etc., que "sabem tudo".
O que eles sabem, aprenderam a fazer, a ler, a estudar... E como isso aconteceu? PERGUNTARAM, INDAGARAM, CONVERSARAM, DISCUTIRAM... Por isso é importante a GRATIDÃO... Não só para celebrar, mas também para AGRADECER!

Gratidão é isso! Agradecer sempre. Pelas boas coisas, pelas más, pelas doenças, pela saúde. Por tudo mesmo... Até pelas nossas quedas, pela tristeza, pela felicidade (que são momentos fugazes), mas que também devem ser agradecidos...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...