sábado, 13 de junho de 2009

SÃO LONGUINHO - UM SANTO DESCONHECIDO???


SÃO LONGUINHO
Viveu no primeiro século, sendo contemporâneo de Jesus Cristo. Dizem que ele foi o centurião da crucificação, aquele que reconheceu Cristo como o "filho de Deus" (Lucas 23:47) :
"E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo". Este centurião também teria sido aquele que" perfurou Jesus com a lança" (João 19:34), porque seu nome derivado do grego, significava "uma lança".
Conta-se que naquela época, os crucificados tinham os pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas quando chegou a vez de Jesus, o mesmo já estava com os pés soltos, e assim, ao invés de quebrar seus pés, um dos soldados perfurou o lado de seu corpo com uma lança. A água que saiu do lado de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença nos olhos. Consequentemente, o soldado se converteu e ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, transformou-se num monge, que percorreu a Cesareia e a Capadócia, atual Turquia.
A tradição nos diz que São Longuinho destruiu algumas imagens idolatradas com um machado, na presença de um homem que o perseguia, e das imagens quebradas saíram muitos espíritos malignos que possuíam e cegavam tal homem. Longuinho disse a ele que somente seria curado e liberto após sua conversão. Assim, depois de uma prece, imediatamente o homem foi curado da cegueira e converteu-se ao cristianismo.
São Longuinho foi preso e torturado por causa de sua fé cristã tendo seus dentes arrancados e sua língua cortada. Comumente invocado para encontrar objetos perdidos, no Leste Europeu sua festa é comemorada em 16 de Outubro. No Brasil e Espanha a comemoração ocorre no dia 15 de Março.
Na arte litúrgica, a imagem de São Longuinho é representada como um soldado com uma lança apontada para seus olhos ou então com os braços abertos, segurando uma lança. Esta lança hoje se encontra na Áustria e é muito reverenciada como uma relíquia religiosa.
No Brasil há uma crença popular, de que São Longuinho acha objetos perdidos. É só repetir:
São Longuinho, São Longuinho se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos e três gritinhos ( Achei São Longuinho, Achei São Longuinho, Achei São Longuinho).

Oração de São Longuinho

Lembrai-vos ó São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante em última hora, que nunca ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos, interpor em meu favor vossa gloriosa intercessão perante a Deus, para que conceda viver e morrer como verdadeiro(a) cristão(ã) e ainda me ajude a encontrar (dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido). Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e fazer o Sinal da Cruz. Amém.

Segunda a crença religiosa, São Longuinho acha as coisas perdidas por causa da cura que Deus operou em sua visão, milagrosamente. Os três pulinhos também segundo a crença popular, se deve a enfermidade que ele tinha nas pernas e que as pessoas os dão em sua "homenagem".


Fonte: www.paideamor.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/longino
www.piracaia.com
www.overmundo.com.br



Foto: Google

7 comentários:

Sandra disse...

Oi Amada acabei de insccrver.
Passe em curiosa e tome um chocolate quante.
Bjs.
Sandra

Susana Garcia Ferreira disse...

Está bom esse post,mas não conheço esse Santo.Sei é que o santo António também se celebra no Brasil.
beijinhos

Nade T. disse...

Olá, querida!
Estou de volta, graças a Deus!
Chegando aqui, deparo-me com uma informação maravilhosa! Já conhecia o São Longuinho, mas sua história e oração, não. Belo post!
Faço-te um convite para participar de uma Blogagem Coletiva que estou elaborando sobre o Dia da Música, que é dia 21 de junho... Espero que aceite meu convite!
Grande beijo e um excelente domingo pra você!

Unknown disse...

Cadê a participação na tertúlia hein?...ai ai ai nem são longuinho lhe valeu...

Sandra disse...

Venha para tertulia.
Já passei pela lina da vida.
Sandra

Beatriz disse...

Adoro o Sto e ele sempre me atende.
ué, achei que tinha tertúlia aqui.
consta seu link. Putz!Cê esqueceu?

Anônimo disse...

pedi a São Longuinho que como ele sempre me ajudava a encontrar coisas perdidas, pedi a ele que achasse um emprego para minha nora e em menos de uma semana ela estava empregada. Coloquei uma faixa em frente a minha casa para divulgar seu nome. Magnes de Avaré/SP.
12/08/09- a graça alcançada foi em 20/07/09.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...